Honda CB 1000R e a Honda CB 1000R Black Edition / Divulgação
Continua depois da publicidade
A primeira CB 1000R foi lançada no Exterior em 2007, quando a tendência na categoria naked eram motos derivadas das superesportivas. No Brasil, fez sua estreia em 2011. Chamadas de “streetfighters”, os modelos eram praticamente esportivas sem as carenagens, mas com o guidão mais alto e um visual radical. Ao caráter agressivo típico das “streetfighters”, a CB 1000R acrescentou o conceito Neo Sports Café, caracterizado por um design minimalista e com bastante personalidade. O modelo de estética essencial, no qual o supérfluo não tem lugar, chega à linha 2022 com alterações que visaram destacar ainda mais o caráter de motocicleta premium e permitir um significativo salto qualitativo, tanto em termos de estilo quanto em performance. E a chegada da exclusiva versão CB 1000R Black Edition é a celebração do sucesso da naked.
A CB1000R 2022 tem linhas mais agressivas e avançadas, com novos detalhes como o subchassi em alumínio prateado e molduras do radiador e tampas da caixa do filtro do ar com design mais dinâmico. O formato do farol evoluiu e agora está mais inclinado para trás, como as rodas, de desenho elaborado e atraente. A parte ciclística não foi alvo de alterações. Já o motor teve o sistema PGM-FI reprogramado, o que resultou em melhor entrega de potência. O inédito painel de instrumentos de TFT colorido inclui conectividade Honda RoadSync com a tecnologia HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System –, que permite ao condutor controlar por meio de sua voz smartphones e vários aplicativos nele instalados. Uma porta USB tipo C situada sob o banco do passageiro permite a recarga de smartphones.
Continua depois da publicidade
A versão Black Edition agrega um visual personalizado, garantindo a exclusividade da versão, que se caracteriza pelo extenso uso do preto em praticamente todas as superfícies. Além do aspecto cromático, a CB 1000R Black Edition traz acessórios exclusivos de série. À exceção de alguns detalhes em alumínio usinado – nos raios das rodas, na balança de suspensão, nas tampas do motor e nos apoios do guidão com o logotipo “CB” –, tudo na CB 1000R Black Edition é preto: o farol cônico e sua carenagem essencial, suspensão dianteira, molduras do radiador, tampas da caixa do filtro do ar (com acabamento anodizado) e todo o sistema de escape inclusive a ponteira. O tanque e a capa do banco do passageiro, equipamento exclusivo da Black Edition, são em Preto Graphite. No aspecto técnico, a CB 1000R Black Edition se diferencia da versão standard por ter o sistema quickshifter, com mudanças de marchas mais rápidas por eliminar a necessidade de acionamento da alavanca de embreagem.
O conceito Neo Sports Café deu uma interpretação moderna e minimalista a um amplo leque de estilos de motocicletas, cuja inspiração vem das Café Racers surgidas em meados do século 20. Como pioneira do estilo Neo Sports Café, a CB 1000R apresenta uma posição de pilotagem curvada à frente e tendo no motor um elemento de grande força em termos estéticos. As novas rodas de alumínio fundido com sete raios acrescentam um visual elaborado e atraente. O farol redondo ganhou uma moldura oval e está em posição mais recuada entre as bengalas da suspensão dianteira. Novo é o desenho das molduras do radiador em alumínio polido, mais compactas e inclinadas, estilo que se repete nas tampas da caixa do filtro do ar. O sinuoso subchassi de alumínio foi totalmente redesenhado e agora tem acabamento prateado na versão base, destacando a essencialidade da parte traseira, que também traz um suporte de placa menor.
Continua depois da publicidade
A revitalização no visual foi estendida a elementos como o painel de instrumentos, agora um display de TFT a cores de alta visibilidade com 5 polegadas. São quatro os tipos de visualização da velocidade e rotação do motor, selecionáveis de acordo com a preferência do condutor, que pode usar a tecnologia multi-color line para ativar o shift light, indicador de mudança de marcha, indicação do nível/consumo de combustível, seleção do modo de pilotagem e parâmetros do motor e indicador de marcha engatada. Toda a gestão dessas preferências é feita por botões no punho esquerdo. O sistema de conectividade Honda Roadsync com a tecnologia HSVCS estreia na CB 1000R e permite que o smartphone seja conectado, possibilitando desfrutar de facilidades como gestão de chamadas telefônicas, mensagens, seleção de músicas e navegação durante a pilotagem. Para tal, é necessário usar capacete com sistema de áudio e microfone incorporado, que se conecta ao smartphone e painel de instrumentos via Bluetooth. A gestão do sistema HSVCS também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guidão.
O motor DOHC de quatro cilindros em linha de 998 cc da CB 1000R tem sua origem na CBR 1000RR Fireblade. Adaptado para o uso na naked, a faixa vermelha do conta-giros começa a 11.500 rpm, com o limitador de rotação entrando em ação a 12 mil rpm. A CB 1000R 2022 recebeu afinações no sistema PGM-FI, o que resultou em entrega de potência mais progressiva e melhores respostas ao acelerador. De acordo com a Honda, a nova caixa do filtro de ar assim como os dutos de admissão e o próprio filtro proporcionaram melhoria na admissão de ar no motor. O escape 4-2-1, com quatro catalisadores de curtas dimensões dentro da câmara principal, além de contribuir para a redução geral do peso, favorece a potência em médias rotações. A sonoridade foi aperfeiçoada e, acima das 5.500 rpm, a “voz” do motor da CB 1000R fica mais intensa. O sistema TBW – Throttle By Wire – de acelerador eletrônico permite ao condutor um controle preciso do potente motor da CB 1000R. Três são os modos de pilotagem disponíveis de série – “Rain”, “Standard” e “Sport” – mais o (sem este ‘modo’) “User”, personalizável.
Continua depois da publicidade
A parte ciclística da CB 1000R não teve alterações para 2022. O chassi de aço monotrave tipo Diamond tem duas robustas placas de alumínio na região do eixo que liga a longa balança da suspensão traseira (574,2 milímetros) tipo monobraço ao chassi. A distância de entre-eixos tem 1,45 metro e o peso a seco é de 200 quilos para a versão CB 1000R e de 201 quilos para a exclusiva versão Black Edition. A distribuição do peso entre a dianteira e a traseira é de 48,5%/51,5%. A CB 1000R e a CB 1000R Black Edition têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência vinte e quatro horas) durante o período que durar a garantia. A chegada às concessionárias será no mês de abril e o preço sugerido para a CB 1000R (base Distrito Federal) é de R$ 69 mil, com as cores vermelho metálico e prata metálico. Para a CB 1000R Black Edition, o preço sugerido é de R$ 76.750 na cor preto perolizado.
Continua depois da publicidade