Equipado com o sistema M Hybrid, o XM Lable Red tem 748 cavalos de potência e estonteantes 105,5 kgfm de torque / Divulgação
Continua depois da publicidade
O impressionante BMW XM Label Red será apresentado mundialmente no Salão Internacional do Automóvel de Xangai, realizado de 18 a 27 de abril na maior cidade da China, com mais de 26 milhões de habitantes. De acordo com a marca bávara, o arrojado SUV híbrido é destinado a pessoas com estilo de vida extrovertido e uma paixão pelo melhor desempenho em um carro, muito além das convenções tradicionais. A produção se iniciará em agosto deste ano na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Programada para o mesmo período, virá uma edição exclusiva do modelo topo de linha, limitada a 500 exemplares e com pintura externa em BMW Individual Frozen Carbon Black metalizado. A China é uma das regiões de vendas mais importantes para o XM Label Red, ao lado dos Estados Unidos e do Oriente Médio.
O M Hybrid do XM Label Red demonstra um efeito nunca visto antes na eletrificação do sistema de tração em modelos de alto desempenho da BMW M. A interação aprimorada do motor elétrico e do V8 garante uma entrega instantânea de potência que aumenta enfaticamente e continua inalterada nos alcances mais altos da faixa de rotação. Essa combinação vem com o conceito de direção do novo “bólido” de resistência BMW M Hybrid V8, que fez uma estreia bem-sucedida nas 24 Horas de Daytona na série norte-americana IMSA este ano e deve alinhar nas 24 Horas de Le Mans de 2024. Com uma potência do sistema aumentada para 550 kW (748 cavalos), o XM Label Red supera o BMW XM padrão produzido desde dezembro de 2022 em 70 kW (95 cavalos). O torque do sistema aumentou em 20,5 kgfm e agora atinge picos de assustadores 105,5 kgfm. A potência é canalizada para a estrada pelo sistema de tração integral M xDrive.
Continua depois da publicidade
O sistema M Hybrid do XM Label Red combina as virtudes da eletrificação voltadas para o futuro com as qualidades tradicionais de um motor de combustão de oito cilindros de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo, com uma entrega de potência extremamente rápida, maior eficiência e emissões reduzidas. Com um coletor de escape de banco cruzado, tem ainda um acionamento de virabrequim reforçado, turbocompressor com válvula de descarga controlada eletricamente, suprimento de óleo aprimorado e separação de óleo otimizada. O V8 contribui para a potência do sistema gerada em conjunto com o motor elétrico. O “veoitão” turbo produz 430 kW (590 cavalos) a 5.600 rotações por minuto, com torque de 75,5 kgfm de 1.800 a 5.400 rpm, associado à transmissão M Steptronic de 8 marchas. Com dois flaps continuamente ajustáveis e controlados eletronicamente, o sistema de escapamento esportivo do XM Label Red oferece um acompanhamento emocionalmente rico para a entrega de potência do motor com vibração e energia normalmente não associadas a uma unidade de oito cilindros. Por consequência, o som do motor tem uma qualidade distinta, com seus dois pares de escapamentos duplos e tubos individuais dispostos um sobre o outro.
O motor elétrico do sistema M Hybrid também emprega tecnologia inovadora para proporcionar um aumento significativo na força de tração. O motor síncrono está integrado à transmissão M Steptronic junto com sua eletrônica de potência, respondendo a apenas leves movimentos do acelerador com entrega instantânea de energia. O motor elétrico contribui com até 145 kW (200 cavalos), com torque instantâneo de 28,5 kgfm. Um estágio de pré-engrenagem desenvolvido pela BMW é usado para aumentar o torque na entrada da transmissão do motor. O acúmulo aprimorado de energia resultante do estágio de pré-engrenagem entre o rotor do motor elétrico e o eixo de entrada da transmissão pode ser claramente sentido, tanto na aceleração quanto na rápida explosão de velocidade. Assim, o BMW XM Label Red precisa de apenas 3,8 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas sobe para 290 km/h com o M Driver’s Package, opcional. O motor elétrico extrai sua energia de uma bateria de íons de lítio de alta tensão integrada na área inferior da carroceria, produto da tecnologia BMW eDrive de quinta geração. O novo modelo híbrido da BMW tem uma autonomia 100% elétrica de 75 a 83 quilômetros no ciclo WLTP, com uma velocidade máxima de 140 km/h.
Continua depois da publicidade
Estilisticamente, o XM Label Red tem proporções musculosas de um autêntico Sports Activity Vehicle, com um design extrovertido com grandes superfícies, linhas claras e um visual frontal herdado dos BMW de luxo. As características próprias da variante XM incluem uma faixa de destaque em Toronto Red metálico. O uso do vermelho se estende aos emblemas do modelo e às inserções das rodas, de liga leve de 21 polegadas. A paleta de tons de pintura externa disponível para o novo modelo compreende uma variante sólida e oito metálicas. Os clientes também podem escolher entre mais de 50 acabamentos especiais de pintura BMW Individual, como o novo Urban Green, o Petrol Mica, o Anglesey Green e o Sepia, os três últimos metalizados, enquanto o novo BMW Individual Visualizer está disponível pela primeira vez para ajudar os clientes no processo de escolha da pintura. A versão de edição limitada do BMW XM Label Red terá o Toronto Red metalizado para a moldura da imensa grade de “rim duplo” e inserção do difusor traseiro para combinar com o acabamento de pintura da carroceria em Frozen Carbon Black metalizado.
Assentos multifuncionais M, joelheiras, conteúdo específico M no BMW Curved Display e no head-up display BMW de série, alavanca seletora de marchas exclusiva M e um painel de controle M no console central são os principais recursos de um cockpit estilo carro de competição para oferecer uma experiência de desempenho envolvente. O botão “M Hybrid” é usado para selecionar o modo de operação desejado para o sistema de tração, enquanto o “Setup” fornece acesso direto à configuração do “powertrain”, chassi, direção, sistema de freios e M xDrive, permitindo ainda a recuperação de energia nas frenagens. O volante M em couro tem elementos decorativos em Black Chrome, botões M e “paddles shifters” com inserções em carbono, com os símbolos de “+” e de “-” (marchas para cima e para baixo, respectivamente) em vermelho.
Materiais de alta qualidade e design extravagante transformam a parte de trás da cabine do XM Label Red em um autêntico “lounge”. Encostos aquecidos opcionais que se estendem até as laterais da cabine e almofadas em couro Merino com costura contrastante vermelha e um emblema “XM” buscam entregar aos passageiros altos níveis de luxo. Iluminação ambiente, controle climático automático de quatro zonas, Harman Kardon Surround Sound System e Travel & Comfort System são recursos de série. A lista de opcionais inclui o Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound System com amplificador de 1.475 watts e quatro alto-falantes adicionais de teto.
Continua depois da publicidade
O XM Label Red oferece uma ampla seleção de sistemas avançados para direção e estacionamento automatizados. Entre as tecnologias instaladas de série está o Driving Assistant – com Front Collision Warning, retorno de faixa com assistência de direção –, o Evasion Assistant, o Alertness Assistant e o sistema de informação de limite de velocidade. O opcional Driving Assistant Professional traz o Active Cruise Control com função stop&go juntamente com recursos como o Steering and Lane Control Assistant, o reconhecimento de semáforos, o Speed Limit Assist automático e o Active Navigation. O novo SUV híbrido acrescenta o sistema BMW Maps com base na nuvem da internet. O opcional BMW Digital Key Plus permite que os clientes bloqueiem e liberem o XM Label Red utilizando o iPhone por meio de tecnologia de rádio de banda ultralarga (UWB). Integração de smartphone para Apple CarPlay e Android Auto, a funcionalidade BMW ID personalizada e um eSIM projetado para tecnologia móvel 5G também estão disponíveis para uso.
Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo