A ampla grade frontal estampa o logo da marca com a "Fiat Flag" (pequena bandeira italiana estilizada) no canto inferior direito / Luiza Kreitlon/AutoMotrix
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Para confirmar a liderança dentro do competitivo mercado automotivo brasileiro – que conquistou em 2021, quando interrompeu uma sequência de cinco anos de predomínio da Chevrolet –, a Fiat lançou o utilitário esportivo compacto Pulse. O modelo chegou às concessionárias nacionais em outubro do ano passado para entrar na maior briga do mercado brasileiro, formada por modelos como Volkswagen T-Cross e Nivus, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Renault Duster e Captur, Peugeot 2008, Caoa Chery Tiggo 3X Pro e Citroën C4 Cactus – todos “puxadores de vendas” em suas respectivas marcas. O Pulse foi apresentado com cinco versões de acabamento e duas opções de motorização. A topo de linha, que estrela a publicidade do produto e agrega todos os equipamentos disponíveis na família, é a Impetus Turbo 200 AT Flex. Foi lançada com preços a partir de R$ 115.990. Porém, em apenas quatro meses de existência, o preço inicial da versão já subiu para R$ 123.490 – no estado de São Paulo, por causa das diferenças na tributação, o valor inicial parte de R$ 127.490.
O Fiat Pulse tem 4,09 metros de comprimento, 1,57 metro de altura, 1,77 metro de largura e 2,53 metros de entre-eixos. Seu estilo foi desenvolvido pela equipe do Design Center South America da Stellantis, localizado no Polo Automotivo de Betim. A ampla grade frontal estampa o logo da marca com a “Fiat Flag” (pequena bandeira italiana estilizada) no canto inferior direito. Os faróis de leds são afilados, com friso cromado de lado a lado. Abaixo, fica uma segunda entrada de ar, com nichos para os auxiliares de neblina, também de leds. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada. O aspecto “musculoso” se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas e rack longitudinal no teto. As rodas de liga leve de 17 polegadas e a suspensão elevada valorizam o design de utilitário esportivo. Na traseira, as lanternas tridimensionais em leds têm perfil elevado. Da carroceria do Argo, o Pulse pegou as portas – que são idênticas às do hatch. No interior, o painel principal recebe tons prata e cinza e os bancos em couro sintético têm costura aparente. A manopla de câmbio tem uma borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do volante com base reta, que pela primeira vez traz o logo script da Fiat e permite acessar várias funções – como acionar o modo “Sport”, trocar as marchas por meio de borboletas ou ajustar o som.
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O Pulse foi responsável por inaugurar o motor 1.0 GSE turbo, apresentado comercialmente com a denominação Turbo 200 Flex. Com 130 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto abastecido com etanol e 20,4 kgfm de torque – o equivalente a 200 Nm, que explicam o nome do motor – de 1.750 a 3.500 giros com os dois tipos de combustível, trabalha associado à também inédita transmissão CVT de 7 marchas simuladas com opção de trocas sequenciais em “paddles shifts” localizados atrás do volante. Um dos recursos que garantem o torque robusto – para um motor 1.0 litro – é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Dotado de uma “wastegate” eletrônica, o turbo se ajusta às demandas do acelerador de forma ativa, reduzindo o tempo de resposta. O sistema de admissão tem um volume reduzido, para tentar diminuir o “turbo lag”. Tais características são reforçadas pelo MultiAir III, um sistema eletrohidráulico que faz um controle flexível das válvulas de admissão com o objetivo de manter a alta performance sem comprometer o consumo de combustível. Além do Turbo 200 Flex, o Pulse conta nas suas versões de entrada com o motor 1.3 Firefly, com 107 cavalos de potência com etanol a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4 mil rpm. As configurações com esse propulsor recebem o câmbio manual de 6 marchas ou o automático de 7 velocidades.
Em sua versão topo de linha, o SUV compacto da Fiat traz uma gama de equipamentos e recursos de segurança, reunidas sob a denominação Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com base na nova plataforma MLA. O ADAS inclui uma câmera posicionada na parte superior do para-brisa para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção contrária, desativando o facho alto para não ofuscar os outros motoristas. Por meio dessa câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, com o Aviso de Mudança de Faixa. O carro pode ainda reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Caso o sistema perceba uma rápida aproximação com um objeto posicionado à frente, emite um alerta visual e sonoro ao motorista. Se o condutor não tomar uma atitude, o sistema aciona os freios automaticamente, sendo capaz de evitar colisões até 50 km/h e reduzir os danos do impacto em velocidades superiores.
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Desde o lançamento até o final de fevereiro, o Pulse vendeu 11.760 unidades. Esse ano, o utilitário esportivo da Fiat já assume a quinta posição no segmento, superado por T-Cross, Creta, Renegade e Tracker. Mas as ambições da marca italiana do grupo Stellantis vão muito além disso e incluem brigar pela liderança dos SUVs compactos ainda este ano. Contudo, a escassez mundial de componentes automotivos, especialmente de semicondutores, pode atrapalhar os planos.
Experiência a bordo
Elegantemente conectado
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Na versão Impetus Turbo 200 Flex do Fiat Pulse, o banco oferece um bom apoio, com uma espuma que suporta bem o corpo. É fácil achar uma posição ideal para dirigir – há ajustes de profundidade e altura da coluna de direção, além da altura do próprio banco. O painel de instrumentos digital lembra o da picape Fiat Toro e alguns detalhes do habitáculo remetem ao hatch Argo. O carregador por indução possibilita abastecer o celular de eletricidade sem nenhum cabo. São vários compartimentos nas portas e no console central, com um porta-luvas bem generoso. Na traseira, o espaço é suficiente para dois adultos – um terceiro fica sempre com os pés sobre o túnel central.
O multimídia conta com tela de estilo “flutuante” de 10,1 polegadas sensíveis ao toque, que oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e interage com o Fiat Connect Me, a plataforma de serviços conectados da fabricante. Possibilita controlar os recursos do veículo por meio de smartphone, smartwatch ou usando o Google Assistant e o Amazon Alexa. Dá para abrir e fechar as portas do carro, acionar as luzes e a buzina e aquecer e resfriar a cabine remotamente. Tais funcionalidades vêm pela conexão via internet do Pulse, feita por meio de um chip virtual (eSIM) da TIM. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.
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Impressões ao dirigir
Conforto turbinado
Junto ao motor Turbo 200 Flex, coube ao Pulse estrear o câmbio CVT que simula até 7 marchas. E o “powertrain” revela um conjunto harmônico, no qual o câmbio explora eficientemente o potencial do motor. O torque é disponibilizado em baixa rotação, já em 1.750 giros, o que confere à versão Impetus força suficiente para mover com agilidade os 1.237 quilos do SUV. O amplo curso da suspensão faz o Pulse encarar bem as ruas esburacadas das cidades e até trilhas leves. Nas rodovias, as retomadas de velocidade são espertas e transmitem confiabilidade nas ultrapassagens. O acerto de suspensão, mesmo voltado para o conforto, segura bem a carroceria em curvas rápidas – tem resposta neutra, com sutil tendência a sair de frente. A direção elétrica é leve e não cansa nas manobras, mas ganha a esperada consistência em velocidades mais elevadas. O modo “Sport”, acionado em um vistoso botão vermelho no volante multifuncional, reduz as marchas virtuais mais cedo e torna o desempenho do SUV ainda mais instigante – porém, compromete o consumo de combustível. Dinamicamente, o Pulse com o trem de força Turbo 200 AT Flex deixa claro: ele não é apenas um “Argo que fez musculação”.
Um ponto que precisa evoluir no Pulse Impetus são os sistemas de auxílio ao motorista. Os sensores acionam avisos sonoros todas as vezes que uma motocicleta passa ao lado – nos corredores mais movimentados das metrópoles, isso pode representar dezenas de apitos por minuto. Além disso, caso o motorista demore uma fração de segundo a mais para acionar o pedal de freio do que o autônomo de frenagem de emergência considera adequado, soa um alarme escandaloso – caso nenhuma ação seja efetuada pelo motorista, o sistema providencia a frenagem autônoma de emergência. Para quem fica estressado com tanto alarmismo ou acha os sistemas excessivamente invasivos, a opção é desativá-los por completo ou configurar o aviso na distância mínima.
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Ficha Técnica
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT Flex
Motor: transversal dianteiro, três cilindros, 999 cm³, taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125 cavalos (gasolina), 130 cavalos (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (gasolina e etanol) a 1.750 rpm
Injeção: eletrônica GPEC IV LM, multiponto, sequencial
Combustível: gasolina e etanol
Transmissão: automática tipo CVT, com 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
Sistema de freios: com ABS e ESC de série, dianteiro a disco ventilado, traseiro a tambor
Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, traseira tipo eixo de torção com rodas semi-independentes
Direção: elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e pneus: 17 polegadas, pneus 205/50R17 89H (Pirelli) ou 205/50R17 89V (Bridgestone)
Peso: 1.237 quilos
Dimensões: 4,09 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,53 metros de entre-eixos
Ângulo de entrada: 20,4 graus
Ângulo de saída: 31,6 graus
Altura mínima em relação ao solo: 19,6 centímetros
Porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Preço: R$ 124.490 (na cor Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano do modelo testado). No estado de São Paulo, por causa das diferenças na tributação, o valor da configuração nessa cor parte de R$ 128.490.
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