Automotor

Conheça a nova geração da família Triumph Tiger 1200

Com o tecnológico motor de três cilindros T-Plane, a nova Triumph Tiger 1200 é apresentada mundialmente e chega ao Brasil em 2022 em três versões

Edmundo Dantas/AutoMotrix

Publicado em 19/12/2021 às 09:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A nova geração traz pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 e de 30 litros, nas versões Explorer / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Triumph acaba de apresentar globalmente a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo tem a pretensão de representar uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. A nova geração também apresenta uma silhueta muito mais fina e um design mais compacto com posição em pé mais estreita, o que facilita não apenas colocar os pés no chão, mas também mover-se durante a pilotagem. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer. Cada família de modelos foi projetada com um visual mais focado, com a GT oferecendo um estilo ainda mais voltado para a estrada, enquanto a família Rally traz mais postura off-road, em virtude da nova configuração de roda dianteira de 21 polegadas. A nova geração é 25 quilos mais leve do que a Tiger anterior e 9 cavalos mais potente. Com seu novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada com uma proposta pouquíssimo modesta: ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nova geração traz pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 e de 30 litros, nas versões Explorer. Com base nos pontos fortes da geração anterior, incluindo sua configuração prática de acionamento de eixo e seu grande conforto em longas distâncias, além da plataforma de motor triplo bem adaptada ao turismo, a Tiger apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• As novidades do Salão de Milão de 2021

A Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer

Com nomes inéditos para refletir seus novos recursos, cada modelo Tiger 1200 está agora mais personalizado e focado para adequar-se às aventuras desejadas por diferentes pilotos. A nova GT, voltada para as estradas, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure otimizada na estrada. Já a Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira e suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar uma boa pilotagem em todos os terrenos - seja nas estradas ou no off-road. Completando a nova linha, a Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer. É a única moto adventure com rodas fundidas e tanque com essa capacidade na categoria. Ela conta, ainda, com o novo sistema de Radar de Ponto Cego. Os freios Brembo Stylema são instalados em todos os modelos da Tiger 1200, e os pneus Metzeler Tourance são colocados em todas GT, enquanto as Rally apresentam pneus Metzeler Karoo Street, para adequação a todos os terrenos. Para o off-road avançado, o Michelin Anakee Wild é a opção indicada.

Continua depois da publicidade

A nova Tiger 1200 vem equipada com o novo motor de três cilindros T-Plane. Em comparação com o propulsor da geração anterior, tudo é novo, incluindo diâmetro e curso, virabrequim, cabeçote do cilindro, caixa de engrenagens, embreagem, eixo de balanceador e caixa de diferencial. Segundo a fabricante, é um motor que tem a capacidade de redução de marchas de um dois cilindros, tornando o modelo apropriado para o uso off-road, combinado com os benefícios de desempenho de um motor triplo na potência máxima. Com 1.160 cc, o motor conta com 150 cavalos de potência (a 9 mil rpm). São 9 cavalos acima da geração anterior. O torque também está superior ao da geração anterior, com 13,25 kgfm de torque (a 7 mil rpm) – 0,81 kgfm acima do anterior. De acordo com a Triumph, seu intervalo de acionamento não uniforme proporciona bons comando e capacidade na extremidade inferior, combinados com a forte potência do motor triplo e a entrega de torque em todas as faixas de rotações. Somando-se a isso, o novo escapamento assegura a entrega do ronco típico de um autêntico motor triplo da Triumph.

A Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira

No Brasil, a nova geração da Tiger 1200 contará com três anos de garantia e um inovador intervalo de revisão, de 16 mil quilômetros ou 12 meses. Para maiores informações e pré-venda, o consumidor pode acessar o site www.eudetiger1200.com.br . Além da pré-venda, ao se cadastrar no site, os inscritos terão acesso a todas as novidades da nova Triumph Tiger 1200 e ainda poderão concorrer a cursos de pilotagem do TRX (Triumph Riding Experience). O sorteio dos cursos será lançado em breve.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software