Automotor

Citroën apresenta C4 Cactus Noir

A série Noir amplia a gama do Citroën C4 Cactus, dividindo o motor turbo com a "top" Shine Pack

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 17/09/2023 às 17:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Exclusivo até então da versão Shine Pack, o motor 1.6 THP turbo empurra também a variante Noir, com até 173 cavalos e 24,6 kgfm de torque / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Citroën estreou a linha 2024 do C4 Cactus há dois meses. Agora, incorpora à família a edição limitada Noir, dominada pela cor preta e equipada com o motor 1.6 THP (turbo) com até 173 cavalos de potência, mesmo utilizado pela topo de linha Shine Pack. Embora o preto seja a inspiração óbvia de cor para a carroceria, a edição Noir tem ainda as opções de prata escuro e branco. A família do SUV compacto produzido em Porto Real (RJ) também usa o propulsor 1.6 aspirado de até 118 cavalos nas variantes Live, Feel e Feel Pack. Em qualquer motorização, o câmbio é o automático de 6 marchas. Já nas concessionárias, a configuração Noir tem preço de R$ 130.990, ficando como a mais cara da gama. A opção de entrada Live custa R$ 106.990, a Feel, R$ 110.990, a Feel Pack, R$ 115.990, e a Shine Pack, R$ 129.990. Nos oito primeiros meses deste ano, o C4 Cactus teve vendas modestas, somando 2.486 unidades, com média mensal de pouco mais de 300 exemplares e a discreta quadragésima sexta posição entre os carros de passeio no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como na Shine Pack – da qual tem sua base –, a Noir agrega toda a tecnologia do motor THP, capaz de gerar 166 cavalos com gasolina e 173 cavalos com etanol e 24,6 kgfm de torque com os dois tipos de combustível ou qualquer proporção de mistura de ambos. O propulsor reúne inovações como turbo de dupla voluta e refrigeração independente com auxílio de bomba elétrica, wastegate elétrica, injeção direta, bomba de água variável e duplo comando de válvulas com variação de fase. O conjunto é associado ao câmbio automático de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais e três modos de condução. A Noir traz de série o Grip Control – por meio de um acionamento de botão no console central, o controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa altera os parâmetros do trem de força para que o SUV possa superar os mais variados tipos de piso, dentro ou fora da estrada. A lista de itens de série inclui seis airbags, alerta de evasão de faixa, frenagem automática de emergência, freio a disco nas quatro rodas e aviso de fadiga.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Testamos o Citroën C3 Feel 1.0; veja as impressões

• Citroën apresenta novo C3 Aircross

Exclusivo até então da versão Shine Pack, o motor 1.6 THP turbo empurra também a variante Noir, com até 173 cavalos e 24,6 kgfm de torque - Fotos: Divulgação
Exclusivo até então da versão Shine Pack, o motor 1.6 THP turbo empurra também a variante Noir, com até 173 cavalos e 24,6 kgfm de torque - Fotos: Divulgação

O novo C4 Cactus Noir agrega todos os itens oferecidos na “top” Shine Pack e adiciona elementos de estilo exclusivos. Por fora, a Noir adota adesivos próprios que cruzam longitudinalmente a carroceria, frisos laterais e moldura do farol de neblina pintados em preto brilhante, adesivos “Noir” no capô, nas colunas “C” (as de trás) e porta-malas. Ela é equipada com rodas Cross de 17 polegadas pintadas em preto brilhante. Por dentro, a exclusividade continua com bancos com couro ecológico com forração própria e apliques no painel de instrumentos e nos tapetes personalizados. Essas novidades complementam os itens que estrearam na linha 2024 do SUV, como o Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay sem fio, carregador de indução, novas entradas USB e compartimento entre os bancos dianteiros ampliado e com tampa regulável.

O C4 Cactus foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014 e chegou ao mercado brasileiro quatro anos depois, compartilhando sempre a base do compacto C3. O Cactus inovou com as Airbumps, pequenas bolsas de ar emborrachadas presas às laterais e aos para-choques com o objetivo de evitar danos causados à pintura. Os dispositivos estão disponíveis em preto, cinza, areia e chocolate. Na série limitada Noir com carroceria preta, elas são, naturalmente, na mesma cor. A linha 2024 do C4 Cactus foi revelada em junho deste ano com a proposta do modelo ser um dos mais conectados do segmento. Na cabine, a principal atração é o multimídia Citroën Connect Touchscreen, que reúne todas as principais funções de conforto, entretenimento e segurança do carro em uma tela ampla e intuitiva.

Continua depois da publicidade

Ciente de que atualmente o consumidor “não vive” sem seu smartphone, a Citroën colocou no C4 Cactus três novas entradas USB, uma abaixo da tela central, uma à frente do novo porta-objetos entre os bancos dianteiros e uma voltada para a turma de trás. Esta fileira de bancos fica perto de um exclusivo organizador de cabos, ideal para evitar tropeços nos fios enquanto os celulares dos passageiros traseiros estiverem conectados. Já o porta-objetos entre os bancos da frente recebeu uma cobertura regulável, que corre sobre seu suporte para dar mais conforto aos braços do motorista e do passageiro do lado, independentemente da estatura da pessoa ou posicionamento nos assentos. O C4 Cactus na linha 2024 recebeu ainda um inédito carregador de celulares sem fio, à frente do câmbio automático e ao lado do porta-copos.

No quesito conforto e praticidade, a linha 2024 do C4 Cactus acrescenta de série em todas as versões ar-condicionado digital com controle automático de temperatura e sistema de abertura de porta e partida do motor por botão pelo sistema keyless, que elimina a necessidade de tirar a chave do bolso. Completam o interior do veículo novos acabamentos em Black Piano nas portas, fazendo par com as maçanetas no tom prateado Chrome Satin.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software