Automotor

Chevrolet Bolt retorna ao Brasil

Lançado em 2016 nos Estados Unidos, 100% elétrico Bolt EV chega em sua segunda geração ao Brasil

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 28/08/2022 às 09:18

Atualizado em 28/08/2022 às 10:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O novo Bolt EV é parte fundamental para a General Motors sedimentar seu caminho para tentar liderar a eletrificação na América do Sul / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Chevrolet Bolt finalmente volta a ser vendido no Brasil. Depois de idas e vindas no anúncio do desembarque do renovado modelo 100% elétrico, a General Motors abre na segunda quinzena de agosto a pré-venda. É a segunda campanha de pré-venda nacional do modelo lançado no final de 2016 nos Estados Unidos e que acrescentou o “EV” ao nome na atual geração. Na primeira, no ano passado, o carro chegou a ser oferecido por R$ 317 mil. No entanto, a linha 2023 do elétrico começou a ser comercializada nos Estados Unidos mais acessível em relação à geração anterior. De qualquer forma, não é incomum a General Motors abrir a campanha de pré-vendas de um modelo sem ter o preço definido, por enquanto. “O Bolt EV agrega mais sofisticação e conteúdo para conquistar também aqueles que buscam um veículo para o dia a dia”, afirma Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com 203 cavalos de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm, suficientes para levar o carro de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, e autonomia de 459 quilômetros no ciclo WLTP (416 quilômetros pelo EPA), o novo Bolt EV conta com o sistema de condução One Pedal e freios regenerativos. O modelo pode ser recarregado em 40 minutos em estações de corrente contínua (DC) em cerca da metade da bateria de 66 kWh. Esse conjunto coloca o novo Bolt EV como o produto mais tecnológico do portfólio da marca no Brasil. Em termos de recursos do novo modelo, a Chevrolet destaca o controle de cruzeiro adaptativo, os dez airbags, os assistentes de estacionamento com visão de 360 graus e câmeras de alta definição e de permanência na faixa, os alertas de ponto cego, de movimentação traseira em marcha ré e de colisão frontal com detecção de pedestres e a frenagem automática para mitigar acidentes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Veja tudo que você precisa saber sobre os carros elétricos

• Vendas de carros na China voltam a crescer em 2021, graças a modelos elétricos

O novo Bolt EV é parte fundamental para a General Motors sedimentar seu caminho para tentar liderar a eletrificação na América do Sul  Fotos: Divulgação
O novo Bolt EV é parte fundamental para a General Motors sedimentar seu caminho para tentar liderar a eletrificação na América do Sul Fotos: Divulgação

No estilo, o Bolt EV recebeu uma dianteira inédita, com formato inovador dos faróis e ausência de grade central. Atrás, as mudanças incluem as lanternas de leds e o para-choque mais envolvente. Na lateral, as rodas de aro 17 têm acabamento diamantado, enquanto a moldura em preto brilhante de ponta a ponta, que contorna ainda os vidros, valoriza as proporções do carro. Entretanto, segundo a General Motors, o maior salto evolutivo do carro está na cabine, totalmente renovada e com aspecto mais premium, com o uso de materiais nobres e macios ao toque e revestimentos predominantemente escuros com insertos cromados. A cabine tem assoalho plano, com seletor do modo de condução por botão (“P”, “N”, “R”, “D”, “One Pedal” e “Sport”), volante com base reta, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, Driver Information Center com painel customizável de 8 polegadas e a nova geração do MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas, com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos. O primeiro lote do novo Bolt EV no Brasil estará disponível a partir de setembro em versão única de acabamento nos 78 pontos de vendas da rede Chevrolet especializada em EVs, incluindo assistência técnica. As cores do primeiro pacote são Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano.

Para a Chevrolet, o carregador residencial é um equipamento fundamental para uma completa experiência com o veículo elétrico. Aproximadamente 85% dos proprietários de EVs dizem carregar seus carros exclusivamente em casa, por meio de equipamentos como o wallbox de 240V, que permite uma recarga dez vezes mais rápida em comparação à de tomada convencional de 110V. Por isso, a marca está lançando um novo carregador de corrente alternada (AC). O Home Charge Pulsar Plus pode carregar veículos elétricos com potências de 7,4 kVA até 22 kVA, comandar e gerenciar toda a operação à distância por meio de um aplicativo, adicionando recebimento de notificações. Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas, podendo ser configurado para utilizar apenas energia do sistema fotovoltaico, quando disponível. Com o Home Charge Pulsar Plus, cada hora de recarga em potência 7,4 kVA soma 40 quilômetros de autonomia, média de deslocamento diário do brasileiro. Com base nesse cálculo, uma noite de recarga seria suficiente para rodar mais de uma semana.

Continua depois da publicidade

A General Motors se colocou no compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul. Para isso, está investindo US$ 35 bilhões (mais de R$ 180 bilhões) no desenvolvimento de 30 elétricos e autônomos até 2025. A companhia já anunciou os próximos lançamentos de elétricos para a região. Entre as novidades, estão o Bolt EUV (Electric Utility Vehicle) – um SUV elétrico mais longo e alto em comparação à versão hatch –, o Blazer EV e o Equinox EV, com cada um respeitando as características próprias do perfil do consumidor do país. Esses veículos elétricos zero emissão da Chevrolet passam a ser identificados com as letras “EV” do logotipo destacadas em azul. Com sua visão de um futuro com “Zero Acidente, Zero Emissão e Zero Congestionamento”, a General Motors pretende se tornar neutra em carbono até 2040. Parte importante desse processo é tornar cada vez mais sustentáveis seus veículos a combustão até a migração total do mercado para os 100% elétricos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software