As primeiras promessa para lançamentos de automóveis no Brasil em 2024 ficam em modelos já anunciados no ano passado e novas versões e gerações / Divulgação
Continua depois da publicidade
A exemplo do ocorrido em 2023, a indústria automotiva preparou uma ofensiva de lançamentos de modelos ou de versões para este ano especialmente nos três segmentos que mais avançam no mercado brasileiro e internacional: o de picapes, o de utilitários esportivos e o de eletrificados. Por enquanto, 2024 arranca com a maior novidade da líder de vendas no Brasil, a Fiat, que apresenta a Titano em seu mergulho no mundo das picapes médias, há um bom tempo comandado pela Toyota Hilux. A nova picape foi projetada e desenvolvida à semelhança com sua “irmã” de Grupo Stellantis Peugeot Landtrek. Enquanto a picape da marca francesa é destinada para outros mercados da América Latina, da Ásia e da África, não sendo vendida nem mesmo na Europa, coube à Titano encarar a dura concorrência no Brasil. Nos eletrificados, muitas novidades, com a intensificação da invasão chinesa e de nomes tradicionais da Europa. No segmento que mais cresceu na década passada e início desta, o de SUVs, o Renault Kardian é a grande novidade para o mercado brasileiro. O carro que será fabricado também no Brasil, fez sua pré-estreia ainda em 2023, mas será lançado oficialmente no início deste ano.
Dez lançamentos para 2024
Continua depois da publicidade
Fiat Titano
Dona das duas primeiras categorias de picapes no Brasil – o de compactas, com a Strada, e o de intermediárias originadas de SUVs, com a Toro –, a Fiat se lança este ano no mundo das médias. Mas a investida da marca italiana com a Titano não tem nada de aventureira – o planejamento da nova picape percorreu mais de dois anos A Titano é uma espécie de “rebadge” da picape Peugeot Landtrek, lançada na China em 2020 e já comercializada em alguns países da América Latina e África. Por sua vez, o modelo da marca francesa é derivada da arquitetura da picape chinesa Changan Kaicene F70, desenvolvida pela Changan em conjunto com a então PSA Peugeot Citroën (posteriormente incorporada ao Grupo Stellantis) e lançada em 2019.
Chevrolet S10
Com um caminho bem sedimentado em termos de aceitação pública no Brasil desde seu lançamento, em 1995, a S10 anda perdendo participação no segmento nos últimos tempos, mas dará uma guinada este ano. A picape média da Chevrolet, que até já chegou a “roubar” a liderança da Toyota Hilux por um breve tempo, se espelhará no design e nos equipamentos da atual geração da norte-americana Colorado, não vendida na América do Sul justamente devido à presença da S10.
Continua depois da publicidade
Ford Mustang
O novo Mustang deve desembarcar no Brasil este ano com a promessa de ser a geração mais tecnológica do mais famoso “muscle car” do mundo. A versão destinada para o mercado brasileiro seguirá equipada com o lendário motor 5.0 V8 Coyote de quase 500 cavalos de potência associado ao câmbio automático de 10 marchas. O novo Mustang incorpora muitas atualizações no design.
Renault Kardian
Embora tenha feito sua primeira aparição em novembro do ano passado, o SUV Kardian ficou mesmo para ser lançado oficialmente em 2024. O Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution. O SUV inaugura uma nova plataforma modular versátil do Renault Group e é o primeiro de uma futura gama completa de veículos.
Honda CR-V
Terceiro híbrido prometido pela Honda para o mercado brasileiro – depois do Accord e do Civic, ambos e:HEV –, a nova geração do SUV CR-V chega este ano também equipado com o sistema e:HEV, com um motor 2.0 16V aspirado e dois elétricos, sendo um deles gerador de energia e o outro de tração do carro. O novo CR-V terá uma potência combinada de 207 cavalos.
Continua depois da publicidade
BMW X2 e o elétrico iX2
O X2 foi o carro que introduziu o conceito chamado pela BMW de Sports Activity Coupé (SAC) para o segmento premium. Agora, na sua segunda geração, o carro está mais tecnológico. O novo X2 chega ao Brasil este ano acompanhado de sua versão 100% elétrica, o iX2, com duas unidades de potência totalmente integradas, com um total de 313 cavalos, torque de 50,3 kgfm e autonomia de 449 quilômetros pelo ciclo WLTP.
Peugeot 2008
O utilitário esportivo deixou de ser produzido na cidade fluminense de Porto Real em dezembro e, a partir de 2024, a nova geração virá para o Brasil importada da fábrica argentina de Palomar, na sua configuração a combustão interna com o mesmo design europeu. Na variante Allure, o novo 2008 é equipado com motor 1.2 PureTech de três cilindros a gasolina, com 130 cavalos de potência acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.
Kia EV9
O vistoso SUV elétrico de até sete lugares EV9 foi lançado na Coreia do Sul no ano passado e chega ao Brasil no primeiro semestre de 2024. O EV9 tem dois tipos de motorização. Na de entrada, o motor está acoplado ao eixo traseiro, com 203 cavalos e 35,7 kgfm. Nas duas variantes mais caras, a tração é integral, com 247 cavalos e 25,5 kgfm na Baseline, enquanto a potência se mantém na “top” GT-line mas o torque sobe para 35,7 kgfm.
Continua depois da publicidade
Omoda 5
A nova marca chinesa Omoda-Jaecoo confirmou a chegada do Omoda 5 ao mercado brasileiro em 2024. O modelo assinala a estreia da nova marca no Brasil, com a versão topo de linha equipada com motorização 100% elétrica e outras duas híbridas-leve. O Omoda 5 tem o mesmo design nas três configurações.
GWM Poer
A chinesa GWM estreou no Brasil com o híbrido Haval H6, mas a picape média Poer será o primeiro modelo produzido em Iracemápolis (SP). Embora esteja sendo prometida já para o primeiro semestre deste ano, a híbrida Proer ainda não teve sua motorização divulgada. De certo, a picape será equipada com um motor a combustão flex e outro elétrico, sem a confirmação também se terá um sistema híbrido simples ou plug-in.
Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo.
Continua depois da publicidade