O novo A4 chega com design esportivo reforçado graças ao novo conjunto óptico e grade Singleframe / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Audi do Brasil confirma a chegada dos novos A4 e A5 Sportback nas próximas semanas. Dois dos modelos mais desejados da marca alemã ganharam atualizações na motorização e estarão disponíveis nas concessionárias no início de abril. Enquanto o A4 poderá ser encontrado em duas versões a partir de R$ 294.990, o A5 Sportback – derivação do A4 com visual mais esportivo e traseira em estilo cupê – vem na configuração S Line com preço de R$ 351.990. “O A4 e o A5 fazem parte da renovação de portfólio feita nos últimos anos. Os modelos atendem a diferentes públicos mantendo a esportividade e o design arrojado característicos da marca. Ambos aliam elegância e versatilidade, para continuar sua trajetória de sucesso no país”, avalia Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Sob os capôs dos dois modelos trabalha o novo motor 2.0 TFSI (turbo), com 204 cavalos de potência e torque de 32,5 kgfm de 1.450 a 4.475 rotações por minuto, levando os carros à aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. Ambos são equipados com a transmissão automática S Tronic de 7 marchas e dupla embreagem com possibilidades de trocas manuais feitas em “paddles shifts” localizados atrás do volante. A tração “Quattro” está disponível nas versões topo de linha. Dentre as virtudes de desempenho do novo A5 Sportback, a versatilidade ganha destaque por ser um veículo que atende a diferentes públicos. Assim como o A4, o A5 Sportback conta com o sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor a combustão desligado. Em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente, com o sistema start-stop começando a funcionar a partir de 22 km/h. Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi Drive Select, com possibilidade de cinco modos de condução: “Automatic”, “Efficiency”, “Comfort”, “Dynamic” e “Individual”.
Continua depois da publicidade
O novo A4 Prestige passa a contar com o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, pacote de luzes ambiente posicionados estrategicamente e novo desenho de rodas exclusivo de 18 polegadas. Na versão S Line do sedã, pacote de luzes customizáveis com 30 cores, volante com base reta e rodas Audi Sport aro 19 polegadas aparecem com destaque entre as mudanças. Já no novo A5 Sportback tem um kit exterior S Line e um pacote de luzes customizáveis. Tanto o A4 quanto o A5 Sportback têm ainda como opcional a versão Black Package, com detalhes externos em preto brilhante, revestimento do teto em preto e retrovisores de fora na mesma cor. Com o fim da produção do A3 em São José dos Pinhais (PR), o A4 passou a ser o sedã de entrada da marca das quatro argolas.
Continua depois da publicidade
O novo A4 chega com design esportivo reforçado graças ao novo conjunto óptico e grade Singleframe. As linhas horizontais enfatizam a largura na frente e na traseira do sedã médio. A vista lateral tem como destaque os contornos sobressalentes acima das rodas e a linha inferior marcando o entre-eixos. Os faróis de leds são itens de série no A4, ao lado da tecnologia Matrix Led com luz alta automática como opcional na versão “top”. O novo desenho apresentado no conjunto óptico mantém as características dos modelos de segmentos maiores, com pequenos pontos de leds formando a assinatura nos faróis e nas lanternas. No interior, o centro do painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus, levemente inclinado em direção ao motorista. A tela sensível ao toque apresenta a mesma linguagem vista no mais recente lançamento da Audi, o A3, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. A experiência é semelhante ao uso de um smartphone, com as informações sendo projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas, ao lado.
O A4 chega às concessionárias nas variantes Prestige e S Line, ambas com uma lista recheada de equipamentos. A Prestige traz como itens de série a tecnologia keyless go, entradas USB também para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com “borboletas” para trocas sequenciais ao comando do motorista, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional, existe apenas o teto solar elétrico. A S Line agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit externo S Line, aviso de saída de faixa, faróis Full-Led, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full-HD localizada atrás do volante com opção de três visualizações. A versão conta ainda com spoiler traseiro em carbono, faróis Matrix-HD com apresentação de luzes e sistema de som Bang & Olufsen como opcionais. Ao todo, são nove cores disponíveis: Branco Íbis, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.
Continua depois da publicidade
O A5 Sportback tem alguns elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima dela inspiradas no clássico Audi Sport Quattro de 1984. Como nas gerações anteriores, a “musculatura” no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, o A5 tem ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura das lanternas de leds com setas dinâmicas. Na dianteira, o para-choque tem uma lâmina na borda inferior ligando as entradas de ar, que estão maiores em comparação à geração anterior. Mas é o novo conjunto óptico que “rouba a cena”, com faróis Led Matrix de série. Além de mais eficiente e dinâmica, essa tecnologia garante segurança ao direcionar o facho de luz para não atrapalhar os veículos vindos na direção contrária.
Internamente, o A5 Sportback tem linhas horizontais marcantes e o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está inclinado em direção ao motorista. Nele, as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca. Conta com pacote de luzes customizáveis com 30 cores, destacando o espaçoso interior. O A5 tem o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações, posicionado logo atrás do volante. As rodas são de liga leve de 19 polegadas. O A5 Sportback soma o teto solar elétrico panorâmico, o ar-condicionado de três zonas e o volante esportivo multifuncional com “paddles shifts” e base aplanada como itens de série. São sete cores disponíveis: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco íbis, Cinza Daytona, Preto Mito, Vermelho Tango e Verde District.
Continua depois da publicidade