Automotor

Audi confirma chegada dos novos A4 e A5 Sportback

Novos Audi A4 e A5 Sportback desembarcam no Brasil com aprimoramentos estéticos e tecnológicos

Daniel Dias, da AutoMotrix

Publicado em 27/03/2022 às 09:17

Compartilhe:

O novo A4 chega com design esportivo reforçado graças ao novo conjunto óptico e grade Singleframe / Divulgação

A Audi do Brasil confirma a chegada dos novos A4 e A5 Sportback nas próximas semanas. Dois dos modelos mais desejados da marca alemã ganharam atualizações na motorização e estarão disponíveis nas concessionárias no início de abril. Enquanto o A4 poderá ser encontrado em duas versões a partir de R$ 294.990, o A5 Sportback – derivação do A4 com visual mais esportivo e traseira em estilo cupê – vem na configuração S Line com preço de R$ 351.990. “O A4 e o A5 fazem parte da renovação de portfólio feita nos últimos anos. Os modelos atendem a diferentes públicos mantendo a esportividade e o design arrojado característicos da marca. Ambos aliam elegância e versatilidade, para continuar sua trajetória de sucesso no país”, avalia Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Sob os capôs dos dois modelos trabalha o novo motor 2.0 TFSI (turbo), com 204 cavalos de potência e torque de 32,5 kgfm de 1.450 a 4.475 rotações por minuto, levando os carros à aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. Ambos são equipados com a transmissão automática S Tronic de 7 marchas e dupla embreagem com possibilidades de trocas manuais feitas em “paddles shifts” localizados atrás do volante. A tração “Quattro” está disponível nas versões topo de linha. Dentre as virtudes de desempenho do novo A5 Sportback, a versatilidade ganha destaque por ser um veículo que atende a diferentes públicos. Assim como o A4, o A5 Sportback conta com o sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor a combustão desligado. Em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente, com o sistema start-stop começando a funcionar a partir de 22 km/h. Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi Drive Select, com possibilidade de cinco modos de condução: “Automatic”, “Efficiency”, “Comfort”, “Dynamic” e “Individual”.

O novo A4 Prestige passa a contar com o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, pacote de luzes ambiente posicionados estrategicamente e novo desenho de rodas exclusivo de 18 polegadas. Na versão S Line do sedã, pacote de luzes customizáveis com 30 cores, volante com base reta e rodas Audi Sport aro 19 polegadas aparecem com destaque entre as mudanças. Já no novo A5 Sportback tem um kit exterior S Line e um pacote de luzes customizáveis. Tanto o A4 quanto o A5 Sportback têm ainda como opcional a versão Black Package, com detalhes externos em preto brilhante, revestimento do teto em preto e retrovisores de fora na mesma cor. Com o fim da produção do A3 em São José dos Pinhais (PR), o A4 passou a ser o sedã de entrada da marca das quatro argolas.

O novo A4 chega com design esportivo reforçado graças ao novo conjunto óptico e grade Singleframe. As linhas horizontais enfatizam a largura na frente e na traseira do sedã médio. A vista lateral tem como destaque os contornos sobressalentes acima das rodas e a linha inferior marcando o entre-eixos. Os faróis de leds são itens de série no A4, ao lado da tecnologia Matrix Led com luz alta automática como opcional na versão “top”. O novo desenho apresentado no conjunto óptico mantém as características dos modelos de segmentos maiores, com pequenos pontos de leds formando a assinatura nos faróis e nas lanternas. No interior, o centro do painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus, levemente inclinado em direção ao motorista. A tela sensível ao toque apresenta a mesma linguagem vista no mais recente lançamento da Audi, o A3, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. A experiência é semelhante ao uso de um smartphone, com as informações sendo projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas, ao lado.

O A4 chega às concessionárias nas variantes Prestige e S Line, ambas com uma lista recheada de equipamentos. A Prestige traz como itens de série a tecnologia keyless go, entradas USB também para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com “borboletas” para trocas sequenciais ao comando do motorista, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional, existe apenas o teto solar elétrico. A S Line agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit externo S Line, aviso de saída de faixa, faróis Full-Led, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full-HD localizada atrás do volante com opção de três visualizações. A versão conta ainda com spoiler traseiro em carbono, faróis Matrix-HD com apresentação de luzes e sistema de som Bang & Olufsen como opcionais. Ao todo, são nove cores disponíveis: Branco Íbis, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

O A5 Sportback tem alguns elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima dela inspiradas no clássico Audi Sport Quattro de 1984. Como nas gerações anteriores, a “musculatura” no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, o A5 tem ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura das lanternas de leds com setas dinâmicas. Na dianteira, o para-choque tem uma lâmina na borda inferior ligando as entradas de ar, que estão maiores em comparação à geração anterior. Mas é o novo conjunto óptico que “rouba a cena”, com faróis Led Matrix de série. Além de mais eficiente e dinâmica, essa tecnologia garante segurança ao direcionar o facho de luz para não atrapalhar os veículos vindos na direção contrária.

Internamente, o A5 Sportback tem linhas horizontais marcantes e o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está inclinado em direção ao motorista. Nele, as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca. Conta com pacote de luzes customizáveis com 30 cores, destacando o espaçoso interior. O A5 tem o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações, posicionado logo atrás do volante. As rodas são de liga leve de 19 polegadas. O A5 Sportback soma o teto solar elétrico panorâmico, o ar-condicionado de três zonas e o volante esportivo multifuncional com “paddles shifts” e base aplanada como itens de série. São sete cores disponíveis: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco íbis, Cinza Daytona, Preto Mito, Vermelho Tango e Verde District.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter