Turismo

Temporada de cruzeiros no Brasil será retomada a partir do dia 5 de março

Em dezembro do ano passado, surtos da doença entre tripulantes e passageiros fizeram com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendasse a suspensão definitiva da temporada e impedisse o ingresso em um cruzeiro atracado no Porto de Sa

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/03/2022 às 07:00

Compartilhe:

Suspensão da temporada de cruzeiros é prorrogada até Março / Divulgação

Após suspensão devido a surtos de covid-19 em embarcações, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou nesta quarta-feira, 2, a retomada da temporada a partir de sábado, 5, com saídas programadas até 18 de abril. Na sexta-feira, 25, o Ministério da Saúde havia publicado portaria que autoriza retorno das viagens no dia 7 de março.

Em dezembro do ano passado, surtos da doença entre tripulantes e passageiros fizeram com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendasse a suspensão definitiva da temporada e impedisse o ingresso em um cruzeiro atracado no Porto de Santos. Com isso, no dia 3 de janeiro, a Clia anunciou paralisação da operação até dia 21 de janeiro. O avanço da Ômicron, no entanto, levou ao adiamento da retomada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


No comunicado desta quarta-feira, a associação disse que 19 roteiros voltam a operar. As rotas passam por oito destinos: Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

Conforme explicou a Clia, os cruzeiros exigem uma "abordagem robusta em várias camadas aos protocolos de saúde e segurança que abrangem toda a experiência". Por isso, destacou que as embarcações cumprem medidas sanitárias que incluem comprovação de vacinação anticovid e testagem frequente de, ao menos, 10% de passageiros e tripulantes. Também assegurou que os municípios de destino estão alinhados para implementar "rigorosos protocolos de segurança".

A MSC Cruzeiros comunicou a volta das atividades já no dia 5 em seus navios: o Preziosa, que parte do Rio, o Seaside e o Splendida, que saem de Santos. Também anunciou a abertura de vendas para quatro novos minicruzeiros, entre três e quatro noites, a bordo do Preziosa.

A Costa Cruzeiros vai retomar a temporada no dia 14 de março apenas com uma das embarcações, o Diadema, e com itinerário alterado. "Lidamos com um cenário muito incerto nos últimos meses e por isso optamos por retomar nossas atividades apenas com o navio Costa Diadema", explicou Dario Rustico, presidente executivo da companhia para América do Sul e Central, em nota.

O Costa Diadema fará viagens de 3, 4 e 7 noites com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí. O navio visitará as cidades de Itajaí, Rio de Janeiro, Búzios e Ilhabela, em substituição às escalas de Salvador e Ilhéus.

O navio Costa Fascinosa, por sua vez, não vai fazer mais viagens pela costa brasileira em 2022. "Os clientes programados para embarcar no Costa Fascinosa em saídas a partir de 7 de março serão reacomodados automaticamente sem nenhum custo adicional nos cruzeiros a bordo do navio Costa Diadema, considerando o embarque em data próxima ao cruzeiro original, duração similar e as mesmas categorias e cabines adquiridas", destacou a empresa.

Caso o cliente não tenha disponibilidade na data remarcada, deve solicitar um voucher para a Costa Cruzeiros O crédito poderá ser usado até 31 de dezembro de 2023 para embarques até 30 de junho de 2024. Também será oferecida a alternativa de reembolso.

Na sexta-feira, 25, a pasta da Saúde publicou, no Diário Oficial da União (DOU), portaria que autoriza "a operação de navios de cruzeiro a partir de 7 de março de 2022, tendo em vista o cenário atual de pandemia de covid-19". No texto, o ministério detalha procedimentos de atendimento de pacientes com suspeita e confirmação da doença, bem como define prazos de quarentena de viajantes e embarcações.

Questionada sobre o anúncio de retomada antecipada da Clia, a pasta não se pronunciou até às 20h. A Anvisa também não respondeu ao contato da reportagem.

A Clia ainda destacou que o setor de cruzeiros é "vital" para a recuperação econômica global. "Desde julho de 2020, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 mercados em todo o mundo. As companhias associadas à Clia representam mais de 90% da capacidade oceânica do mundo, com aproximadamente 270 navios", informou, em nota. No Brasil, de acordo com a associação, a temporada 2019/2020 gerou R$ 2,24 bilhões para a economia nacional e cerca de 34 mil empregos.

Confira protocolos vigentes

- Vacinação completa obrigatória de hóspedes e tripulantes;

- Testagem pré-embarque (PCR de até três dias antes ou antígeno até um dia antes da viagem);

- Testagem frequente de, pelo menos, 10% da tripulação e passageiros;

- Capacidade reduzida para facilitar distanciamento social de 1,5 metros entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos suspeitos;

- Uso obrigatório de máscaras;

- Preenchimento de formulário de saúde pessoal (Declaração de Saúde do Viajante);

- Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;

- Plano de contingência com equipe médica;

- Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa, municípios e Estados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter