Continua depois da publicidade
Com a chegada do mês de maio, o setor varejista está animado e otimista para o primeiro Dia das Mães sem restrições da Covid-19, após dois anos de pandemia. Com a expectativa de aquecimento nas vendas, os lojistas dos shoppings Praiamar e Brisamar se prepararam para receber um grande número de consumidores, abastecendo os estoques e oferecendo ofertas e produtos imperdíveis.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em março, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou o terceiro aumento mensal consecutivo e o maior nível desde maio de 2020. Com crescimento de 1,8%, o índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) atingiu 78,1 pontos, pontuação melhor do que a alcançada no mesmo mês em 2021 (73,8 pontos). Na comparação anual, o aumento foi de 5,9%.
Segundo Mariane Doconski, superintendente do Grupo Mendes, que gerencia os shoppings Praiamar e Brisamar, a expectativa é que haja um crescimento de 18% nas vendas durante o mês de maio, em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando o funcionamento sem restrições de horário e ocupação dos estabelecimentos.
Continua depois da publicidade
“Estamos bem animados com as vendas de maio, quando é comemorado o Dia das Mães. A data é o segundo melhor período do varejo, perdendo apenas para o Natal. Então, os lojistas se prepararam com força total para atender às necessidades dos clientes, com estratégias de vendas e preços especiais”, explica Mariane.
Após registrar redução em fevereiro e março, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2% em abril, alcançando 118 pontos e acumulando, no quadrimestre, alta de 0,86%. O indicador apresentou um resultado melhor do que o apurado entre janeiro e abril de 2021, quando foi registrada queda de 9,24% entre os comerciantes.
De acordo com a superintendente do Grupo Mendes, a percepção mais positiva do setor está relacionada exatamente às vendas ocorridas na Páscoa e agora para o Dia das Mães. “O aumento das vendas no mês do Dia das Mães já é esperado pelo comércio, mas nos últimos dois anos, com a pandemia, era aguardado um volume menor de compradores. Agora, sem restrições e com o consumidor voltando normalmente às lojas, a previsão é que durante o mês de maio haja um aumento de 12% na movimentação dos shoppings, com intensificação na semana que antecede o Dia das Mães”, conclui.
Continua depois da publicidade