Prefeitura está retomando o programa 'Santos, Todos a Bordo!' / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos começa oficialmente em Santos no próximo dia 29, com a chegada do MSC Preziosa, a primeira das 151 escalas de 14 navios no Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais até maio de 2024. Para estimular que passageiros destas embarcações conheçam e circulem pela Cidade, a Prefeitura está retomando o programa ‘Santos, Todos a Bordo!’.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A iniciativa consiste basicamente no estabelecimento de duas rotas turísticas (confira os percursos no mapa abaixo), que serão sugeridas para transportadoras turísticas que descerão a Serra do Mar com os cruzeiristas. As rotas são a 17 (dos canais 1 ao 7) e a 27 (dos canais 2 ao 7). Ambas começam na entrada da Cidade, no Saboó, e percorrem alguns dos principais atrativos turísticos locais como Orquidário, Vila Belmiro, orla da praia, Aquário e Nova Ponta da Praia até chegar ao terminal de passageiros.
O objetivo é fazer com que grupos de passageiros, eventualmente chegando cedo para embarcar nos navios, aproveitem o tempo conhecendo as belezas de Santos para que, em futuras oportunidades ou até no desembarque, optem por permanecer na Cidade.
Continua depois da publicidade
Para isso, a equipe da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) vai contatar as transportadoras e enviar o mapa com as rotas e um vídeo institucional sobre Santos como destino para que seja apresentado nos ônibus durante o percurso até o Município.
APRESENTAÇÃO
O ‘Santos, Todos a Bordo!’ foi apresentado pela titular da Seectur, Selley Storino, durante reunião com 24 transportadoras no terminal marítimo, na manhã desta segunda-feira (16). “Queremos melhorar a experiência de chegada dos passageiros de cruzeiro e apresentar uma alternativa de passeio, o que é muito melhor do que ficarem simplesmente aglomerados aguardando no terminal. Além disso, é uma forma de divulgar os nossos atrativos turísticos”.
Continua depois da publicidade
Selley lembrou que, assim como no ano passado, a Seectur terá um Posto de Informações Turísticas (PIT) com recepcionista bilíngue no terminal. E, nos dias de embarcação com passageiros em trânsito, haverá uma unidade volante no portão de saída, também com recepcionista, para passar informações sobre pontos turísticos, orientações sobre a Cidade e entregar folhetos para os cruzeiristas.
A Seectur ainda possui uma comunicação visual visando os tripulantes em trânsito. Haverá mensagens de boas-vindas em três idiomas (inglês, português e espanhol) e um QR Code para que acessem o portal Turismo Santos, onde há informações sobre todas as atrações, notícias, dados úteis da Cidade, entre outras. O objetivo é atrair todos que optarem por passar o dia de folga no Município.
Acesso viário ao terminal é facilitado
Continua depois da publicidade
Na reunião, representantes do Concais, concessionária do terminal, informaram que, em conjunto com a Autoridade Portuária de Santos (APS), realizaram ampliações no equipamento e melhorias em seu acesso viário.
No armazém de bagagens, área de acesso controlado, houve o acréscimo de 303m², passando de 1.254,6m² (considerando as salas e corredor de acesso), para 1.557,6m². A cobertura do armazém local de acesso público, onde os passageiros despacham as malas, passa para uma área de 1.615m² (antes era de 1.210m²). O pátio, que era de acesso público, foi ampliado em 1.075m², interligando os pátios do armazém de bagagens e do estacionamento ao pátio do armazém 25.
Com as melhorias, o acesso de veículos ao terminal foi alterado. A principal mudança para quem chega de São Paulo é que não há mais necessidade de retorno na área da Bacia do Macuco (canal 4), onde havia conflito com a linha férrea.
Continua depois da publicidade
A partir do dia 29, o acesso se dará à esquerda no viaduto sobre a Avenida Senador Feijó, desta forma evitando a linha férrea e encurtando o caminho. Será implantada sinalização viária indicando todo este novo percurso.
Continua depois da publicidade