Turismo

Quatro opções fora de SP para conhecer nos feriados de maio e junho

Primeiro semestre de 2023 ainda reserva dois feriados prolongados para quem deseja colocar o pé na estrada

Gladys Magalhães

Publicado em 23/04/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Principal atrativo de Araxá é o Grande Hotel Termas de Araxá, fundado na década de 1940 / Daniel Mansur / Divulgação

Continua depois da publicidade

O ano de 2023 tem sido generoso quando o assunto é feriado prolongado e, passado os dias de descanso de Tiradentes, o primeiro semestre ainda reserva duas folgas para quem deseja colocar o pé na estrada: 1º de Maio e Corpus Christi.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O estado de São Paulo está cheio de opções para os turistas, mas quem deseja explorar novos ares pode ter belas surpresas conhecendo cidades nos estados vizinhos.  A seguir, quatro opções para explorar nas folgas de maio e junho.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça cinco restaurantes com rooftop para aproveitar a vista de São Paulo

Araxá, Minas Gerasi - Foto: Reprodução/Facebook
Araxá, Minas Gerasi - Foto: Reprodução/Facebook
Pico do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá, em Paraty - Foto: @mariyastanglphoto / Divulgação / Selina Paraty
Pico do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá, em Paraty - Foto: @mariyastanglphoto / Divulgação / Selina Paraty
Selina Paraty - Foto: Divulgação
Selina Paraty - Foto: Divulgação
Orla de Itacuruçá, em Mangaratiba- RJ - Foto: Wikimedia
Orla de Itacuruçá, em Mangaratiba- RJ - Foto: Wikimedia
Portobello Resort & Safari  - Foto: Divulgação
Portobello Resort & Safari - Foto: Divulgação
Cataratas do Iguaçu - Foto: Divulgação Secretária de Turismo
Cataratas do Iguaçu - Foto: Divulgação Secretária de Turismo
Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort - Foto: Divulgação
Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort - Foto: Divulgação

Araxá
Distante cerca de 560 quilômetros de São Paulo, Araxá é um pequeno município de Minas Gerais, conhecido pelas águas medicinais.

Seu principal atrativo é o Grande Hotel Termas de Araxá, fundado na década de 1940, e administrado pelo Grupo Tauá desde 2010.  Com 400 mil m², o espaço tem arquitetura assinada por Luiz Signorelli e jardins projetados por Roberto Burle Marx. Entre as experiências oferecidas há banhos diversos, como o famoso banho de lama negra, Watsu (terapia corporal praticada em água aquecida), oficina de chás, barra de access (técnica energética e corporal), dentre outros.

Continua depois da publicidade

A cidade conta ainda com vários museus, restaurantes com vista panorâmica, além de uma pista de decolagem de parapente e asa delta para os mais aventureiros.

Paraty
Um centro histórico com paisagens que garantem boas fotos mesmo para os fotógrafos mais inexperientes, restaurantes renomados para os mais diferentes gostos e natureza exuberante, Paraty não decepciona.

Distante 280 quilômetros da capital paulista, a cidade no litoral sul do Rio de Janeiro se destaca pelas praias e cachoeiras ao redor, sendo o Saco de Mamanguá, único “fiorde tropical” do mundo, um passeio imperdível.

Continua depois da publicidade

Para se hospedar, uma dica é o Selina Paraty, um oásis no meio da natureza com macaquinhos nas árvores e uma super piscina, além de spa, aulas de ioga e tai chi chuan.

Quem costuma visitar a cidade dá ainda a seguinte dica: não saia de Paraty sem comer o famoso peixe com banana da terra.

Mangaratiba
Outra cidade no Rio de Janeiro que vale a visita é Mangaratiba, que fica a 380 quilômetros de São Paulo. O destino promete agradar em cheio quem gosta de estar em meio à natureza, visto que possui diversas trilhas ecológicas, ilhas, praias e cachoeiras, com destaque para as quedas de Conceição de Jacareí, Bengala, Poção e Véu de Noiva.

Continua depois da publicidade

Na culinária, pratos com palmito pupunha e cachaças artesanais devem estar no radar e quem vai à cidade não pode deixar de visitar a igreja matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses.

Com diversas opções de hospedagem, o Portobello Resort & Safari é opção para quem deseja conforto e exclusividade. Piscinas naturais, passeios de lancha, ecoturismo e miniclube estão entre as atividades do hotel, que ocupa uma área verde de 25 milhões de m².

Uma das experiências mais requisitadas do hotel consiste em um passeio em meio à natureza por cerca de três horas em veículo 4x4, com banho em piscina natural, sauna no meio da natureza e refeição, também em meio à Mata Atlântica.

Continua depois da publicidade

Foz do Iguaçu
Um voo de aproximadamente duas horas separam a capital paulista de Foz do Iguaçu, no Paraná. O destino, que tem como principal chamariz as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das 11 maravilhas da natureza em todo o mundo, tem ainda uma enorme variedade de atrações.

Museus, templos religiosos, centro de falcoaria, parques, como o Parque das Aves e o parque aquático Acquamania, estão entre as atividades de maior destaque. Para quem vai à cidade por poucos dias, vale fazer o passeio Macuco Safari, que leva os turistas debaixo das quedas d’águas das Cataratas, conhecer o Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai, andar na roda-gigante panorâmica de 88 metros de altura e conhecer algum dos parques temáticos da cidade.

Entre resorts e hotéis, Foz do Iguaçu tem opções de hospedagem para todos os gostos. Para quem viaja em família, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, é uma opção, visto que conta com experiências para todas as idades, como trilhas ecológicas, spa, além de quartos temáticos da Turma da Mônica, que prometem encantar as crianças.

Continua depois da publicidade

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software