MSC Preziosa chega ao canal do Porto de Santos e dá início à temporada de cruzeiros / Divulgação
Continua depois da publicidade
O MSC Preziosa entrou no canal do Porto de Santos por volta de 6h30 desta quarta-feira (3). Ele é o primeiro navio da temporada de cruzeiros a chegar na cidade. Além dele, passarão pela cidade o MSC Seaside, o MSC Splendida, o MSC Sinfonia, o Costa Fascinosa e o Costa Smeralda.
A cidade de Santos lançou na última sexta-feira (29) o seu plano operacional para a retomada dos cruzeiros marítimos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que cada cidade deve estabelecer uma estratégia para estar em conformidade com as regras nacionais em casos de identificação de passageiros e tripulantes com Covid-19.
Continua depois da publicidade
O plano municipal é dar assistência em saúde para os passageiros desembarcados e executar ações locais de vigilância epidemiológica. Segundo a estratégia, ao detectar um caso sintomático ou assintomático de Covid-19 cabe ao navio de cruzeiro informar ao município, Estado e Anvisa. O médico de bordo fará um relatório detalhado da condição do paciente.
Os infectados que necessitarem de internação serão encaminhados para o hospital privado conveniado da empresa marítima. O monitoramento dos internados será realizado por uma equipe especializada, designada pela empresa ou companhia de seguros e sob supervisão do Município e do Estado.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Em casos de quarentena ou isolamento, os passageiros e tripulantes serão direcionados ao hotel conveniado à empresa ou companhia de seguros, caso alguém não queira cumprir o procedimento e desejar retornar para a sua residência, deve ser assinado um termo de responsabilidade. O hotel fica responsável pelo cumprimento das regras sanitárias para o isolamento do infectado, que será acompanhado por uma equipe de saúde. Em caso de óbito, a companhia marítima será responsável pela remoção e translado dos corpos.
Compete à cidade a supervisão de passageiros e tripulantes, que devem seguir os protocolos sanitários dos locais, para possíveis casos de infecção associados aos navios que possuem pessoas infectadas. Todos os casos devem ser notificados ao Estado, que os repassará à Anvisa.
Continua depois da publicidade
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Santos (SMS) fará vistoria prévia em hotéis, laboratórios e hospitais, a fim de garantir que os estabelecimentos estejam em condições sanitárias e cumpram os protocolos contra a Covid-19. Já a Vigilância Epidemiológica receberá as notificações dos casos e fará o monitoramento das quarentenas. Ela também estará responsável pelos exames coletados por amostragem, para envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), que realizará sequenciamento genético do vírus. Todos os resultado serão monitorados e notificados ao Estado para fim de retorno do passageiro ou tripulante à sua cidade de origem
Continua depois da publicidade