Turismo

Hotel no litoral norte se integra à Mata Atlântica para experiência fora do comum

Banana Bamboo Ecologde, em Ubatuba, pretende criar um modelo de hotelaria que harmoniza biodiversidade, cultura local e sustentabilidade.

Bruno Hoffmann

Publicado em 05/01/2025 às 16:14

Atualizado em 06/01/2025 às 10:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Uma das suítes do hotel em Ubatuba / Banana Bamboo Ecologde/Divulgação

Continua depois da publicidade

Um hotel em Ubatuba se destaca não pela proximidade com o mar (apesar de estar a poucos minutos de carro da praia), mas por estar envolto pela Mata Atlântica. O Banana Bamboo Ecologde pretende criar um modelo de hotelaria que harmoniza biodiversidade, cultura local e sustentabilidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Tudo isso, garantem os sócios, sem renunciar ao conforto e à beleza de um hotel convencional.

Continua depois da publicidade

Entre Ubatuba e Paraty

Fundado em 2016 pela gestora ambiental Luciana de Sá Nogueira e pelo geógrafo Alexandre Haberkorn, o Banana Bamboo está encravado no sertão de Ubatumirim, no norte de Ubatuba, próximo à cidade de Paraty, já no Rio de Janeiro.

As suítes são amplas, e há uma série de decisões arquitetônicas ousadas, como as passarelas suspensas e um espaço de convivência projeto para harmonizar com a floresta densa ao redor.

Continua depois da publicidade


Os idealizadores adotaram técnicas de bioconstrução na sua concepção, com bastante uso de bambu. A piscina convencional, por exemplo, foi transformada em uma biopiscina, que utiliza filtragem natural por plantas e tratamento com ozônio, eliminando o uso de cloro.

A administração também prioriza produtores da região para criar uma economia retornável.

Trilhas de autoconhecimento

Além das paparicagens comuns a outros hotéis de padrão alto da região, o Banana Bamboo Ecologde tem passeios interpretativos, trilhas de autoconhecimento e atividades que pretendem reforçar a conexão com a biodiversidade e a cultura local.

Continua depois da publicidade

“Não queríamos ser apenas um hotel, mas a materialização de um propósito de vida que, por meio de vivências, inspire experiências transformadoras", disse Luciana Nogueira.

Para Alexandre Haberkorn, o hotel é uma oportunidade de conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental e de viver em harmonia com a natureza.

“Nossa visão para o Banana Bamboo sempre foi pautada no equilíbrio entre o homem e a natureza. Buscamos garantir que o turismo aqui seja regenerativo, contribuindo para o fortalecimento da biodiversidade e inspirando nossos hóspedes a adotarem essa perspectiva em suas próprias vidas”, afirmou o sócio.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software