Turismo

Feira promovida por artesãs da Zona Noroeste movimenta Jardim Botânico no domingo

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2021 às 17:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

jardim botanico / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

No próximo domingo (26), das 10h às 17h, o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro,Santos) recebe a 1a edição da Feira do Coletivo de Artesãs da Zona Noroeste. O público poderá adquirir produtos como roupas, bijuterias de materiais reciclados, peças de crochê, bonecas, vidro decorado, patchwork, doces e salgados, além de serviço de trancista, oferecido por 41 expositores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quem for até o local também poderá se divertir com apresentações musicais, capoeira, aula fitness, que acontecem das 11h às 15h30, além outras atrações oferecidas pelo Projeto Arte no Dique.  

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Jardim Botânico comemora 27 anos na Primavera Criativa

• Sexo, drogas e 'rock and roll' no Jardim Botânico Chico Mendes

• Descaso e assaltos a qualquer hora do dia marcam o Jardim Botânico, em Santos

De acordo com a coordenadora da Feira, Iracema Maria Carneiro de Aguiar Menezes, "a proposta é promover o empreendedorismo e empoderamento feminino".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

FEIRA COLETIVA 

Iracema explica que a iniciativa surgiu em 2019 quando um grupo de aproximadamente doze artesãs começou a se reunir em um espaço comunitário, na Zona Noroeste, para fazer aulas de crochê, duas vezes por semana. "Quando a pandemia e o isolamento social começaram, nós passamos a nos reunir virtualmente". 

Com a flexibilização das normas de proteção à covid-19, o grupo retomou as aulas em julho deste ano. Desta vez, com o propósito de participar de feiras e realizar eventos para geração de renda, por meio da venda de produtos. Até então, a maioria das artesãs comercializava seus produtos individualmente, mas ainda faltava a oportunidade de uma mobilização coletiva. 

Continua depois da publicidade

"Como eu trabalho com projetos sociais, feiras, e também desenvolvo trabalho voluntário, com objetivo de empoderamento e empreendedorismo feminino, já tinha coordenado outros eventos com essa finalidade. As demais participantes do grupo ficaram sabendo dessa minha experiência e, por meio de amigos, iniciamos reuniões para capacitação", explica Iracema.  

Após os encontros, surgiu a ideia da Feira e do Coletivo, agregando ainda mais artesãos da Zona Noroeste. Realizamos posteriormente reuniões com representantes das secretarias de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e de Meio Ambiente (Semam) para realizar o evento. "Conseguimos o apoio necessário e todas as empreendedoras estão muito motivadas pela oportunidade de poderem divulgar e comercializar seus produtos", diz.

Mais três feiras já estão programadas no mesmo local. Elas estão agendadas para os dias 10 de outubro, 14 de novembro e 12 de dezembro.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software