Turismo

As opções de diversão no litoral nos dias mais frios do ano

Mesmo com a temperatura mais baixa, é possível se divertir nos destinos de praia do litoral paulista

Gladys Magalhães

Publicado em 28/05/2023 às 09:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Um dos destinos mais procurados nas férias de verão, São Sebastião pode ser uma surpresa agradável nos dias mais frios do ano / Turismo/São Sebastião

Continua depois da publicidade

O inverno está chegando e as temperaturas mais baixas começam a predominar, o que faz muita gente descartar o litoral como destino de lazer e diversão no período. Contudo, segundo especialistas, é possível se divertir nos destinos de praia mesmo com os dias mais frios, para isso bastam pesquisa e flexibilidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“A pessoa deve considerar o que ela procura da cidade, o que quer do passeio e buscar informação. Certamente, no inverno, a praia está mais vazia e, por ser baixa temporada, os preços são melhores, tanto de bares e restaurantes, como de hospedagem. Por outro lado, há espaços que só funcionam na alta temporada. Ou seja, há vantagens e desvantagens em ir na praia durante o inverno”, observa o agente de viagens Ziomar Santos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça cinco hotéis perfeitos para quem viaja com pets

• Quatro opções fora de SP para conhecer nos feriados de maio e junho

A CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, reforça a visão de Ziomar. Por meio de nota, a empresa também destaca a questão dos preços e dá algumas dicas do que é possível fazer no litoral paulista nos dias mais frios.

“Praia é sempre uma ótima opção de viagem e pode ser sim uma possibilidade inclusive no inverno. E não somente no Nordeste, que tem calor o ano todo. No Litoral Paulista, por exemplo, as cidades da região apostam no ecoturismo e em passeios culturais para atrair turistas no período, especialmente os que buscam diversão em contato com a natureza. Uma vantagem de quem visita a região nesse período é que não há aglomeração, já que há menos turistas, e os preços também ficam mais convidativos que na época do verão”, diz a empresa.

Continua depois da publicidade

O avistamento das baleias é um dos programas de inverno em São Sebastião - Foto: Turismo/São Sebastião
O avistamento das baleias é um dos programas de inverno em São Sebastião - Foto: Turismo/São Sebastião
A linha turística do bodne é um dos passeios em Santos - Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
A linha turística do bodne é um dos passeios em Santos - Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
Mirante das Galhetas, no Guarujá - Foto: Imprensa Guarujá
Mirante das Galhetas, no Guarujá - Foto: Imprensa Guarujá
Festival de fondue no Doral Guarujá - Foto: Divulgação
Festival de fondue no Doral Guarujá - Foto: Divulgação
Spa no Casa Grande Hotel Resort & Spa - Foto: Divulgação
Spa no Casa Grande Hotel Resort & Spa - Foto: Divulgação

São Sebastião
Um dos destinos mais procurados nas férias de verão, São Sebastião pode ser uma surpresa agradável nos dias mais frios do ano. Isso porque a cidade conta com gastronomia variada e opções de passeios, que, inclusive, são melhores apreciados no inverno, como a temporada de observação das baleias.

De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, as baleias viajam cerca de 4 mil quilômetros para  se reproduzirem em águas mais quentes, ficando na região até agosto. O avistamento das espécies, que chegam a 16 metros de comprimento, pode ser feito em passeios programados por operadoras de turismo da região.

A saída é do centro de São Sebastião, no deck de embarcação flutuante. O público fica cerca de seis horas em alto mar à espera da aparição das gigantes e toda movimentação ocorre em torno das áreas onde há registros da permanência dos animais.

Continua depois da publicidade

A região conta ainda com diversas trilhas, que podem ser acessadas nesta época do ano, além das festas regionais.  Em junho, por exemplo, começa a Festa do Padroeiro São José, que chega à sua 10ª edição.

No sétimo mês do ano, há também diversos festivais, a exemplo do Festival do Camarão, no dia 9 de julho no Bairro São Francisco;  o Arraiá Caiçara, no dia 14 de julho, que acontece no centro de São Sebastião, e a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no mesmo dia, em Boiçucanga.

Em 2023, ainda em julho, uma novidade: a primeira edição do Rota Gourmet, que irá reunir o melhor da cozinha caiçara. O evento, que espera atrair os amantes de boa cozinha, contará com 50 restaurantes participantes localizados entre as praias de Juréia e Toque-Toque. Cada restaurante terá um preço fixo em três categorias de pratos: alcatrazes – pratos sofisticados com ingredientes selecionados; atobá – pratos que priorizam a assinatura regional da culinária; e gaivota – exclusivamente preparados com ingredientes da região.

Continua depois da publicidade

Santos
A cidade de Santos é outra que oferece muita opção para quem a visita nos meses mais frios do ano.

Entre as atrações, a Prefeitura destaca: subir o Monte Serrat para se ter uma vista 360 graus de Santos e região, passear pelo Centro Histórico, onde encontram-se a linha turística do bonde, o Museu Pelé, o Museu do Café, a Casa do Artesão, e ainda é possível realizar visitas monitoradas ao Paço  e conhecer igrejas históricas, como o Santuário Santo Antônio do Valongo e o Conjunto do Carmo, além do Museu de Arte Sacra.

Na região da orla, também é indicado o Aquário da cidade e o Novo Quebra Mar, que agora conta com espaço de reverência à cultura japonesa. Outra atração muito apreciada durante o  inverno na cidade é conhecer as cervejarias artesanais e degustar um pouco de sua produção com a Rota da Cerveja Artesanal, passeio realizado por operadoras particulares.

Continua depois da publicidade

Nos meses mais frios do ano, a cidade conta ainda com diversos festejos, como a Festa Inverno, que tem quermesse e shows, e o Festival Santos Café, que ocorre, geralmente, no feriado de 9 de julho.

Guarujá
A Prefeitura do Guarujá também investe bastante para atrair os turistas nos meses mais frios do ano. Na programação organizada pelo município, há atrações circenses, festejos de inverno com shows e comidas típicas e o festival de balonismo, que além dos balões conta com barracas de comidas e shows.

A cidade tem ainda diversos pontos turísticos, que vão além das praias. O Mirante das Galhetas, com piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, é um exemplo, bem como o Mirante da Campina, com vista panorâmica da Praia da Enseada, e o Aquário Acqua Mundo, que agora permite mergulhar com os animais.

Continua depois da publicidade

Os hotéis do município também preparam programação especial para esta época do ano. No Doral Guarujá, o restaurante La Vieiras passa a oferecer um cardápio especial de inverno, que inclui, entre outras coisas, um festival de fondue. Já o Casa Grande Hotel Resort & Spa, além do festival de fondue, que acontece em um terraço, com lareira e piano ao vivo, tem ainda promoções para a utilização do spa e do beach club, e uma apresentação dos concertos Candlelight, que acontece à luz de velas, no dia 10 de junho.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software