INOVAÇÃO

Trecho da Rodovia Rio-Santos será o primeiro com cobrança 'virtual' de pedágio

BR-101 passará a contar com o sistema free flow, que troca as tradicionais cancelas por leitura via câmeras

Luana Fernandes

Publicado em 10/01/2023 às 12:36

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A implantação dos pórticos já começaram em três pontos da BR-101 / Divulgação

Ao que tudo indica as praças de pedágio virarão coisa do passado? O primeiro passo para isso será dado na BR-101. O trecho da rodovia Rio-Santos será a primeira estrada federal do Brasil a contar com o sistema free flow, que troca as tradicionais cancelas por leitura via câmeras.

No novo esquema, a cobrança é feita de duas maneiras distintas. Caso o motorista tenha tags de pedágio, basta passar normalmente sob um dos três pórticos que serão instalados, e a cobrança será feita automaticamente. Caso não tenha a tag, as câmeras identificarão o carro pela placa. Após isso, é necessário acessar o site da CCR ou buscar atendimento no WhatsApp, realizando o pagamento.

E é preciso de atenção! Quem não for atrás de realizar o pagamento pode pagar a multa de evasão de pedágio. A novidade deve ser expandida em breve para outras praças do Brasil e tende a representar economia de tempo e combustível ao abolir o anda-e-para e as longas filas.

Em dezembro de 2022, a CCR RioSP, responsável pelo trecho, iniciou a implantação dos pórticos que irão receber o novo sistema de pagamento eletrônico de pedágio, o Free Flow, na BR-101. Os serviços acontecem em Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 447, e em Paraty, no km 538. 

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias", diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

Para instalação dos pórticos, já estão em andamento os trabalhos de terraplanagem, fundação e construção da sala técnica. A previsão é de que os pórticos comecem a ser instalados a partir desta semana. Até março/2023 o sistema estará implementado para o início da cobrança de tarifas. 

Como funciona o Free Flow

  • O sistema Free Flow substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem totalmente sem paradas ou diminuição de velocidade próximo aos locais de cobrança, ou seja, sem barreiras.
  • Há duas maneiras de funcionamento: uma pela leitura de uma TAG previamente instalada no para-brisa; outra pela leitura da placa dos veículos;
  • No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora de TAG com o benefício do desconto previsto para o usuário frequente, que pode alcançar até 70% (mais informações abaixo).
  • Cliente de TAG terá desconto de 5% mesmo com uma passagem ao mês.
  • Já para o motorista que não tem uma TAG instalada no para-brisa, o pagamento da tarifa poderá ser feito por PIX, WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária.
  • A concessionária fará uma campanha educativa com intuito de informar o cliente que trafega pela rodovia sobre o funcionamento e os benefícios do novo modelo de pagamento eletrônico. 
  • O sistema funciona por meio de pórticos com tecnologia de última geração que identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos.
  • O sistema eletrônico de cobrança de tarifa traz para o cliente da rodovia conforto, fluidez de tráfego e economia de combustível.

“Há um importante aprimoramento na experiência do usuário, que passará a ser muito mais agradável, muito mais rápida e menos poluente”, avalia Fernando Berbelli Feitosa, gerente de regulação rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Motoristas podem ter descontos de até 70% na tarifa do pedágio

Todos os veículos com TAG terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo. Os veículos leves terão vantagem adicional com desconto progressivo a partir da segunda até a trigésima passagens apuradas no mesmo local/sentido, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar entre 5 e 70%.

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