TECNOLOGIA

Startup desenvolve solução tecnológica de proteção veicular

Dispositivo realiza o monitoramento em tempo real do carro, com alerta de movimento e informações sobre a saúde do automóvel

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2023 às 16:23

Atualizado em 14/06/2023 às 16:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Quézide Cunha, CEO e cofundador da insurtech Loovi / Divulgação

Continua depois da publicidade

Ainda que tenha dado uma leve recuada em março, o seguro veicular encareceu consideravelmente no Brasil desde o início do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice geral de seguro auto teve aumento de 13,8%, segundo o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), da insurtech TEx. O preço, portanto, pesa no bolso dos brasileiros. A boa notícia é que o mercado oferta alternativas mais acessíveis de proteção veicular, elaboradas a partir de tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa tendência será impulsionada com a expansão do 5G no Brasil. Com a última autorização do Ministério das Comunicações (MCom), 682 municípios do país já estão aptos a implementar a rede de quinta geração. Para a indústria automotiva, os benefícios do 5G, com conectividade inteligente, devem ir desde a linha de montagem, com produção mais eficiente e econômica, até o consumidor final, aprimorando a segurança dos veículos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Programa de treinamento recrutará 2 mil jovens para o setor de tecnologia

• Startup Day: evento em Santos mobiliza empresas da área de tecnologia

• Praia Grande conta com vagas para cursos de capacitação profissional na área de tecnologia

“Muitas vezes, o carro é o bem mais valioso da família, adquirido com muito esforço. Nesse contexto, é complicado deixá-lo desprotegido. Para muitos motoristas, porém, arcar com os custos de um seguro pode ser pesado, especialmente nas classes C, D e E. Assim, investir em outras alternativas, tão eficazes quanto, é a saída. A tecnologia é uma grande aliada desse movimento”, comenta Quézide Cunha, CEO e cofundador da insurtech Loovi.

Fundada em 2019 em Belo Horizonte, a Loovi desenvolveu uma solução com venda 100% digital e pagamento facilitado. Com tecnologia exclusiva, a empresa criou um dispositivo OBD (on-board diagnostics, ou, em português, diagnóstico a bordo) que transforma qualquer veículo em smartcar. Trata-se de um aparelho telemétrico que tem como função transmitir informações sobre o funcionamento e localização do carro. A instalação é fácil, sem cortes de fios, e o controle é realizado via aplicativo instalado no smartphone.

Continua depois da publicidade

Além de monitorar a localização em tempo real do veículo, o aparelho conta com alerta de movimento e compila dados como listagem de viagens. Em caso de furto ou roubo, a taxa de recuperação é de 98%, mas caso o veículo não seja localizado, a Loovi paga 100% da tabela Fipe, limitado a R$ 60 mil. Dependendo do plano, há funcionalidades como assistência 24 horas, reboque, hotel e carro reserva, entre outras.

“O público costuma acreditar que esse tipo de serviço é caro, mas na Loovi temos planos a partir de R$ 79,90 mensais, sem carência. O dispositivo também tem uma função de monitoramento preventivo, pois verifica a saúde do carro e constata se há danos elétricos, mecânicos e de componentes”, acrescenta Cunha.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software