Tecnologia

Modem 5G gera conexão de fibra ótica, mas sem cabo

A Claro lançou nesta quarta-feira (2) os primeiros planos de internet residencial e corporativa oferecidos no país que usam a rede móvel 5G como FWA

Folhapress

Publicado em 04/08/2023 às 16:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O FWA é uma forma de transmissão de sinal de internet que dispensa cabos / Pexels - Vlada Karpovich

Continua depois da publicidade

Você já pensou em ter a internet principal da sua casa em Wi-Fi, sem cabos conectados ao modem ou ao roteador? Essa é a tecnologia FWA (sigla em inglês para Acesso Fixo sem Fio) e que acaba de chegar ao Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Claro lançou nesta quarta-feira (2) os primeiros planos de internet residencial e corporativa oferecidos no país que usam a rede móvel 5G como FWA.

Continua depois da publicidade

A novidade está disponível em apenas cinco cidades: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. No entanto, a empresa pretende expandir para outras regiões de forma gradual.

O que é FWA?

Continua depois da publicidade

O FWA é uma forma de transmissão de sinal de internet que dispensa cabos. Por meio de ondas de rádio, ela cria uma conexão entre uma torre de celular e uma antena externa, instalada em empresas ou residências. O receptor doméstico, por sua vez, repassa o sinal captado para um modem, que converte as ondas em sinal Wi-Fi. 

A tecnologia é útil para levar banda larga onde a fibra óptica (que utiliza cabos) não é economicamente viável, como zonas rurais e áreas distantes de centros urbanos, ou para substituir o acesso à internet via satélite ADSL (sigla em inglês para Linha de Inscrição Digital Assimétrica). São as chamadas redes de cobre.

Na Alemanha e no Reino Unido, o FWA foi usado para substituir as conexões DSL. A Noruega também está em processo de desativação de todas as redes DSL. 

Continua depois da publicidade

O que a Claro tenta fazer agora no Brasil é replicar o que a T-Mobile fez nos EUA. No país, aproximadamente 7 milhões de famílias já usam o FWA. Mas só no primeiro trimestre de 2022 a empresa de telecomunicações conquistou 1 milhão de clientes com esse tipo de serviço.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software