Tecnologia
Identificação digital, soluções que promovam a circularidade e materiais adesivos resistentes à temperaturas diversas são algumas das apostas da Avery Dennison
Entre as tendências apontadas pelo executivo da Avery Dennison estão os rótulos com identificação digital, que utilizam as tecnologias NFC e RFID / Divulgação
Continua depois da publicidade
Desde que Ray Stanton Avery inventou a primeira etiqueta autoadesiva nos anos 30, dando início à história da Avery Dennison hoje, uma multinacional líder global em ciência de materiais -, quase um século de acontecimentos foram transformando e ditando os hábitos de consumo vivenciados atualmente.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Se no começo as etiquetas adesivas simples tinham o intuito básico de precificação e identificação, agora, novas tendências seguem revolucionando o segmento no Brasil e no mundo, conforme aponta Flavio Marques, diretor de Marketing e Vendas da Avery Dennison na América Latina.
Segundo o executivo, rótulos com identificação digital, soluções que promovam a circularidade e materiais adesivos sensoriais e resistentes à umidade e temperaturas extremas são algumas das apostas da companhia no país.
Continua depois da publicidade
"Ter a inovação atrelada à sustentabilidade é o que tem nos permitido evoluir e apresentar soluções cada vez mais tecnológicas, eficientes, que promovam a transparência, fortalecendo a conexão entre as marcas e seus consumidores.
É por isso que quando falamos em tendências, não se trata de algo futurístico, mas sim, de inovações e iniciativas de um time de profissionais, que já demonstram suas vantagens na busca constante por demandas do mercado atreladas ao poder de escala e, desta forma, continuarão trazendo, cada vez mais, novas tecnologias com produtos dentro desses conceitos", destaca Flavio.
Rótulos com identificação digital
Continua depois da publicidade
Entre as tendências apontadas pelo executivo da Avery Dennison estão os rótulos com identificação digital, que utilizam as tecnologias NFC e RFID (identificação por radiofrequência) e seguem trazendo benefícios cada vez mais evidentes às marcas e aos consumidores.
"Etiquetas e rótulos com esse tipo de identificação apresentam vantagens como a rastreabilidade e transparência ao longo de toda a cadeia produtiva de um produto, proporcionam o controle efetivo dos estoques, alinham e disponibilizam informações importantes que garantem mais segurança de compra ao público consumidor, já que cada item passa a ter uma identidade digital exclusiva.
Em outros países, essas soluções já estão um passo à frente e têm permitido compras sob o conceito sem checkout, ou sem filas, onde o consumidor entra nas lojas fazendo uso de seu cartão de crédito, seleciona o que precisa e automaticamente é debitado em sua conta ou fatura. Lojas no segmento de varejo, como Renner e Decathlon no Brasil já utilizam, por exemplo, tecnologia RFID e em breve, mais segmentos devem adotar a tecnologia também", conta Flavio.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o executivo, por meio do uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) integrada a uma etiqueta, as experiências de compra, de uso da embalagem e do produto são ampliadas exponencialmente. As tags NFC permitem a interação com dispositivos, como os smartphones. Além de servirem como meios de pagamento e autenticação, a tecnologia permite explorar o marketing digital e a interação com os clientes por meio da própria embalagem, que pode ser conectada e atualizada a qualquer momento com informações do produto.
"Cellr e Avery Dennison já oferecem uma solução de ferramenta SaaS, ou software as a service, integrada às etiquetas, para conectar consumidores e marcas. Ao aproveitar o poder da gestão de conteúdos em tempo real e sem códigos, a segmentação geográfica, as experiências imersivas e as análises, essas etiquetas inteligentes oferecem uma solução única e flexível às marcas que buscam se relacionar com os consumidores de maneira específica e relevante, abrindo oportunidades de crescimento e sucesso", complementa Flavio.
Materiais adesivos sensoriais
Continua depois da publicidade
Outra tendência levantada pelo diretor da Avery Dennison, são os rótulos resistentes à água. Com atributos sensoriais voltados a um apelo visual e tátil diferenciado para o consumidor, essas soluções têm permitido que as marcas expressem com profundidade a essência de seus produtos, especialmente no que diz respeito às indústrias de vinhos e bebidas destiladas.
"Recentemente, tivemos um grande case de sucesso com o premiado Gin Ivaí, que conseguiu trazer à sua garrafa a essência do Rio Ivaí, de onde tiram uma água pura para a produção da bebida; um feito que tornou a bebida vencedora com o melhor design de embalagem do mundo no World Gin Awards 2023.
O projeto utilizou o material Fasson Cuvée Martelé White/S0300, desenvolvido pela Avery Dennison, que possui tratamento especial de resistência à água. Desta forma, as embalagens rotuladas com a solução podem ser imersas em baldes com gelo, suportando mais de 12 horas a uma temperatura de 4°C", explica Flavio.
Continua depois da publicidade
Soluções que promovam a sustentabilidade
Ainda no aspecto das tendências ao setor de rótulos e etiquetas, Flavio destaca o desenvolvimento e adoção crescente por soluções que tragam as premissas da economia circular; um dos principais pilares que sustentam o portfólio da companhia e ditam um futuro mais limpo e consciente às indústrias atuantes nos mais diversos segmentos.
São soluções que seguem conceitos de reduzir o uso de matérias-primas e recursos naturais, que utilizam materiais reciclados ou de origem biológica em grande parte de sua composição e que, ainda, contam com tecnologias que permitam uma reciclagem efetiva.
Continua depois da publicidade
"Um bom exemplo são os rótulos autoadesivos que dispensam o uso de liners, o linerless, que são os protetores das etiquetas. Eles não só reduzem os desperdícios de materiais que, consequentemente, diminuem a pegada de carbono e de água, utilizada na produção das embalagens, e mitigam a sobrecarga dos aterros, mas também garantem melhoria de produtividade a muitas indústrias que utilizam etiquetas com informação variável, algo bastante comum no mercado de e-commerce, logística, supermercados, frigoríficos e restaurantes", conclui o executivo.
Sobre a Avery Dennison
Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de soluções de ciência de materiais e identificação digital que fornece soluções, incluindo materiais autoadesivos, inlays e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outras soluções de comunicação visual.
A empresa projeta e fabrica uma ampla gama de rotulagem e materiais funcionais que aprimoram embalagens, carregam ou exibem informações que conectam o físico e o digital e melhoram o desempenho dos produtos. Os produtos da companhia são usados em diversos segmentos em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, comércio eletrônico, logística, alimentos, varejo, produtos farmacêuticos, automotivos e muito mais.
Continua depois da publicidade
A Avery Dennison emprega aproximadamente 36.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas relatadas em 2022 foram de US$ 9,0 bilhões. Saiba mais em Avery Dennison.
Continua depois da publicidade