Tecnologia

Criminosos estão espionando pessoas através de aparelhos BOX TV HD

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou um programa malicioso capaz de roubar dados de usuários que possuem a TV Box HTV

Folhapress

Publicado em 23/12/2021 às 15:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

*Foto meramente ilustrativa. / Arquivo/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou um programa malicioso capaz de roubar dados de usuários que possuem a TV Box HTV, modelo pirata com acesso sem autorização de canais de TVs por assinatura mais vendido no Brasil. A descoberta se deu durante uma investigação do modelo, que pode ser facilmente encontrado à venda na internet. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a agência, o malware encontrado na TV Box HTV é capaz de capturar dados pessoais das pessoas sem que elas autorizem. O estudo foi conduzido pela Anatel e contou com a colaboração de técnicos da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).

Continua depois da publicidade

Em nota, a agência afirmou que o software malicioso "é capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV Box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede". 

De acordo com a Anatel, os testes verificaram que durante a operação do TV Box, uma atualização do malware era realizada via botnet e que um servidor de comando poderia operar remotamente os aplicativos instalados e realizar ataques de negação de serviço — DoS.

Continua depois da publicidade

"Havendo infraestrutura que permitisse o controle simultâneo de várias TV Boxes, seria possível viabilizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS - Distributed Denial of Service), com potencial para causar prejuízos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações", diz a Anatel. 

A agência reguladora afirma que utilizou equipamentos de TV Box disponíveis em centros de comércio popular e em marketplaces para realizar os testes. A intenção era garantir que os dispositivos analisados estivessem nas mesmas condições das experimentadas pelos usuários quando adquirem um aparelho desse tipo.

"Os testes tiveram suporte de peritos forenses e foram realizados por técnicos da Agência utilizando infraestrutura residencial nas mesmas condições que o consumidor final. Esses testes ainda continuarão a ser realizados, abrangendo outros modelos de TV box", afirmou a Anatel.

Continua depois da publicidade

*Do UOL/TILT

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software