Continua depois da publicidade
Em negociação encerrada às 20 horas desta terça-feira (5), o Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport) fechou dois acordos coletivos de trabalho com a Embraport. Um acordo é para os avulsos e outro para os vinculados, na proporção de 50% mais 50%, sendo todos vinculados ao órgão gestor de mão-de-obra (ogmo).
Os acordos com a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), que pertence ao grupo Odebrecht e opera na margem esquerda do porto, serão submetidos a assembleia da categoria.
O presidente em exercício do sindicato, Claudiomiro Machado Miro, pretende reunir a assembleia na segunda-feira (11). Até lá, ele acertará com a empresa pormenores dos acordos.
A exemplo do acordo firmado com o Sindicato dos Estivadores de Santos, na manhã desta terça-feira (5), os documentos do Sintraport terão validade até 30 de junho de 2014.
Continua depois da publicidade
“Apesar de todas as dificuldades de negociação com a Embraport e com o governo, conseguimos equilíbrio nas propostas”, diz Miro, que representa 2 mil avulsos registrados e cadastrados no ogmo.
“A empresa queria trabalhar apenas com vinculados, alheios ao ogmo, e nós queríamos somente os avulsos. Chegamos então ao consenso, que parece ser o melhor caminho”, ressalta o sindicalista.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, está suspensa a greve e o fechamento de acesso a Santos pelos dois sindicatos. Os resultados das negociações serão apresentados em assembleias das duas categorias.