Sindical e Previdência

Sintracomos se prepara para novas campanhas salariais

Sindicato, que representa cerca de 50 mil trabalhadores, já pensa nas negociações de 2015

Publicado em 22/11/2014 às 01:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Preparar as campanhas salariais do ano de 2015 para os 50 mil trabalhadores da construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos, Cubatão, Baixada e Litoral. Essa foi a finalidade da oficina de formação e negociação do sindicato da categoria, o Sintracomos, na última quarta-feira, no auditório de sua sede, específica para a diretoria e trabalhadores da base.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Coordenado pelo assessor técnico Lino Almeida, da central Força Sindical, o evento começou às 9 horas e estendeu-se até as 16h30, com várias atividades. “A finalidade da iniciativa foi aprimorar a vasta experiência da diretoria deste que é um dos maiores, melhores e mais combativos sindicatos do país”, explica o assessor.

Lino destaca que a formação foi dirigida também aos funcionários e assessores do Sintracomos, preparando- os para melhor atender os trabalhadores nas incontáveis consultas telefônicos ou pessoais. “Muitas vezes”, pondera ele, “o trabalhador telefona ou aparece repentinamente no sindicato para tirar dúvidas. E acontece de os diretores estarem em outras atividades, cabendo aos funcionários esclarecerem”.

O presidente do Sintracomos, Marcos Braz de Oliveira, Macaé, analisou o evento: “Foi ótimo. Mesmo com a experiência que acumulamos ao longo de anos, sempre é tempo de se aprimorar”.

Continua depois da publicidade

Debate serviu para aprimorar conhecimento de diretores do Sintracomos (Foto: Vespasiano Rocha/divulgação)

Programação

A oficina começou com aula do professor Ricardo Rugai, doutor em história econômica, falando sobre estratégia política e macroeconomia, seguida de intervalo para café.

Continua depois da publicidade

Às 10h45, o coordenador de atendimento técnico e sindical do Dieese, Airton dos Santos, expôs análise conjuntural do setor de construção civil e as perspectivas para negociações.

Às 13h30, após almoço, o advogado trabalhista do sindicato Marco Antônio Oliva avaliou os dissídios recentes do setor de construção civil na Baixada Santista e em outras regiões paulistas.

O especialista em relações sindicais Márcio José de Souza falou a seguir sobre estratégias e postura do negociador. Lino Almeida encerrou o evento com o tema bandeiras de luta para potencializar a negociação.
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software