Continua depois da publicidade
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos de Santos e Região completou, no último dia 11 de março, 28 anos de fundação e 78 anos de existência.
O diretor social do sindicato, José Carlos Gonçalves Martins, o Tiganá, explica que o sindicato é resultado da união de todos os sindicatos das categorias que atuam no ramo das indústrias de grãos e alimentos criados há 78 anos.
De acordo com Tiganá, a entidade sindical representa hoje cerca de cinco mil trabalhadores ativos e inativos na Baixada Santista e Vale do Ribeira.
A missa de Ação de Graças pela celebração do aniversário do sindicato será realizada no dia 8 de abril, na Igreja Santa Josefina Bakhita, às 18h30, que fica próxima à sede da entidade. A igreja fica na Rua República Portuguesa, nº 18, na Vila Mathias.
“Agradeço a todos aqueles que contribuíram para a existência desse sindicato. Hoje nós temos boa representação junto à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao Ministério do Trabalho. Esse fortalecimento da entidade é graças aos diretores antigos e aos aposentados”, afirmou Tiganá.
Segundo ele, a principal missão do sindicato este ano é a fiscalização das condições de trabalho nas padarias da Região.
Tiganá explicou que muitos estabelecimentos não cumprem os acordos coletivos de trabalho, não pagando o piso salarial da categoria de R$ 567, por exemplo. “Tem funcionário ganhando R$ 500 ou até menos. Então, nós pretendemos junto com o Ministério do Trabalho e com a Vigilância Sanitária fazer essa fiscalização”, disse o sindicalista.
“Todo trabalhador tem direitos e deveres e o trabalhador que se sentir lesado tem que denunciar as irregularidades do patrão”, afirmou Tiganá. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos de Santos e Região fica na rua Campos Salles, nº 73, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Continua depois da publicidade