Continua depois da publicidade
Segundo o presidente Uriel Villas Boas, a data foi escolhida pelo seu significado histórico, ocasião do aniversário de 76 anos de fundação do Sindicato. A assembléia foi aberta com a manifestação de vários metalúrgicos aposentados que fizeram menção a muitas lutas da entidade.
Na ocasião, também foi aprovada a convocação de uma nova assembleia para o próximo dia 6, quando será rediscutida a pauta de reivindicações a ser encaminhada ao Sistema Usiminas. Os aposentados querem discutir os valores da suplementação que recebem da Femco, a forma de reajuste em termos de percentual e a data de sua aplicação, visto que os proventos dos aposentados não são mais reajustados no mês de maio.
Outra questão a ser reivindicada à Femco refere-se a um desconto denominado de ‘vitalício’, que é feito na suplementação de alguns aposentados e pensionistas. E por fim, a discussão sobre a cobertura da assistência médica e aquisição de medicamentos dos aposentados por invalidez provocada por acidente de trabalho ou doença profissional quando em atividade ainda pela antiga Cosipa.
"Em nossa opinião os aposentados não podem e não devem ficar omissos aguardando soluções para os seus problemas e insistimos na mobilização. Temos resultados positivos caracterizados pela presença cada vez maior do pessoal nas assembleias que estamos realizando regularmente”, completou Uriel.
Ao final, foi aprovada também a pautação da discussão de encaminhamentos em relação às negociações relativas aos projetos que estão tramitando na Câmara dos Deputados. "Queremos discutir nas bases as propostas que estão sendo apresentadas a algumas entidades que estão negociando com o Governo Federal" informou Antonio Lamela, um dos integrantes da Coordenação da Asimetal.
Continua depois da publicidade