Sindical e Previdência

Silvia Devonald toma posse na presidência do TRT/SP

Solenidade contou com presenças de juízes, advogados e sindicalistas da Baixada Santista

Publicado em 03/10/2014 às 11:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Advogados, juízes trabalhistas, sindicalistas, servidores e familiares  lotaram o Salão Nobre do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP) na noite de quarta-feira para a solenidade de posse na presidência da  maior Corte Trabalhista do País, da desembargadora Silvia Devonad, que iniciou carreira na magistratura na Justiça do Trabalho de Santos. Além de Silvia Devonald, foram empossados os novos dirigentes para o biênio 2014/2016.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tribunal é responsável pelo julgamento de recursos trabalhistas da Baixada Santista e por julgamentos de dissídios coletivos da região, bem como as greves e as questões portuárias.
A mesa que iniciou a cerimônia contava com a então presidente do Regional, desembargadora Maria Doralice Novaes; o ministro do TST, Renato Lacerda Paiva; o presidente do TRF-3, desembargador Fábio Prieto; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, Cláudia Regina Lovato Franco, e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.

O primeiro termo de posse a ser lido foi da nova presidente, desembargadora Silvia Devonald. Após o juramento, ela foi declarada empossada, e recebeu da colega Maria Doralice Novaes a comenda da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz.
Posse

Ao assumir a mesa do evento, a nova presidente, como primeiro ato no cargo, determinou a posse dos demais membros do novo Corpo Diretivo: desembargadores Rosa Maria Zuccaro, como vice-presidente administrativa; Wilson Fernandes, como vice-presidente judicial; Beatriz de Lima Pereira, como corregedora regional, além da nominação dos novos componentes do Órgão Especial e da diretoria da Escola Judicial.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o desembargador Eduardo de Azevedo Silva proferiu um discurso, no qual homenageou a administração passada e acolheu a nova.. Ele deu ênfase à descentralização, que, em suas palavras, “tirou o TRT-2 da ‘zona de conforto’, para encaminha-lo àqueles que não alcançam a justiça”.

Silvia Devonald iniciou sua carreira em Santos (Foto: Divulgação/TRT)

O discursante concluiu falando sobre “confiança”, em todos os novos membros eleitos, listando biografias resumidas de cada um. Sobre a nova presidente, Silvia Devonald, disse que ela é plenamente apta a “assumir o peso de uma responsabilidade sem medida, que é dirigir o maior regional trabalhista do país”, e levar a bom termo o “desafio de manter o que está bom e resolver o que não está”.

Continua depois da publicidade

A nova presidente

Em seu primeiro discurso como presidente, a desembargadora Silvia Devonald falou sobre suas origens: natural de Igarapava-SP, contou um pouco de sua trajetória, nominando várias pessoas que a auxiliaram de forma determinante para que chegasse até ali, exercendo a magistratura há mais de três décadas.

Homenageou a ex-presidente e amiga Maria Doralice Novaes, com a qual trabalhou na gestão passada (era a vice-presidente administrativa), dizendo dela: “sua capacidade e visão gerencial são notáveis. Aprendi muito, e procurarei seguir seus passos”.

Continua depois da publicidade

A nova presidente discorreu brevemente sobre seus planos, e empregou a palavra “continuidade” mais de uma vez, ao dizer que pretende dar prosseguimento ao processo de descentralização, com projeto do Fórum da Zona Norte, em estudos; reforma e/ou adequação de todas as unidades da Justiça Trabalhista da 2ª região que as necessitem; ênfase em programas de qualidade de vida para todos os integrantes do Regional; fortalecimento da atuação das comissões, notadamente a do Programa de Trabalho Seguro e as de Erradicação do Trabalho Análogo ao Escravo e de Combate ao Trabalho Infantil.
 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software