Sindical e Previdência
Desembargadora iniciou carreira como juíza do trabalho em Santos e disputou presidência com outros três candidatos. TRT é responsável por julgamentos de recursos da Baixada
Continua depois da publicidade
A desembargadora Silvia Devonald, que foi juíza do trabalho em Santos, vai presidir o maior tribunal trabalhista do País. Ela foi eleita ontem, em votação secreta, realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. Outros três magistrados foram escolhidos para compor o Corpo Diretivo para o biênio 2014/2016
A eleição, em sessão plenária, contou com a presença de 83 desembargadores. Silvia Devonald foi eleita, em segundo turno, obtendo 42 votos. Também concorreu ao cargo no segundo turno a magistrada Rilma Aparecida Hemetério, atual vice-presidente judicial do TRT-2.
A nova presidente tomará posse no próximo dia 1º de outubro, juntamente com os demais eleitos para o Corpo Diretivo. Escolhidos na mesma reunião do Pleno, os desembargadores Rosa Maria Zuccaro, Wilson Fernandes e Beatriz de Lima Pereira ocuparão os cargos de vice-presidente administrativo, vice-presidente judicial e corregedor regional, respectivamente.
A presidente-eleita já faz parte do Corpo Diretivo do TRT-2, ocupando, atualmente, o cargo de vice-presidente administrativa. Natural da cidade de Igarapava-SP, Silvia Regina Pondé Galvão Devonald formou-se pela Faculdade de Direito de Guarulhos, em 1971.
Concursada, foi nomeada servidora da Secretaria de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, laborando entre 1970 e 1982, primeiro como Instrutora de Formação de Mão e Obra e, depois, como Orientadora Trabalhista e Previdenciária.
Advogou, no período de 1972 a 1982, nas áreas cível e trabalhista (preventivo e contencioso), além de assumir a chefia do Departamento Jurídico do Sindicato dos Empregados na Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (1972 a 1976).
Nomeada Juíza do Trabalho Substituta em 1982, assumiu a presidência da 3ª JCJ de Santos e posteriormente a 6ª JCJ, tendo sido designada, desde 1990, para substituir no Tribunal Regional do Trabalho, onde permaneceu até 1996, quando foi nomeada, por merecimento, para o cargo de juíza togada do Tribunal, passando a integrar a 3ª Turma.
Desde maio de 2011, Silvia Devonald é gestora do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, programa do Tribunal Superior do Trabalho.
Nova presidente pretende ampliar parcerias com sindicatos
A nova presidente disse, na noite de ontem, ao Diário do Litoral, que um dos desafios será dar continuidade ao projeto de descentralização iniciado pela atual presidente, desembargadora Maria Doralice Novaes.”Pretendemos ampliar as parcerias com sindicatos, federações e centrais sindicais, pois essa iniciativa leva a Justiça do Trabalho para perto do cidadão, cumprindo assim um atendimento rápido, acessível e eficiente”.
Outra meta de Silvia Devonald é aprimorar o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, programa iniciado na atual gestão e da qual ela é gestora. “O sindicato é sempre o melhor meio de se chegar, não só ao trabalhador, mas também ao empregador e os convênios são feitos com sindicatos de empregados e também com empregadores. “Temos um trabalho voltado para essa área e pretendemos ampliá-lo”,
Baixada Santista
O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT da 2ª Região), é responsável por julgar, em grau de recursos, as ações trabalhistas da Justiça do Trabalho da Baixada Santista. E julga também os dissídios das categorias de trabalhadores da região, incluindo as questões portuárias e as que envolvem o polo industrial de Cubatão.
Os fóruns trabalhistas da região subordinados ao TRT/SP são os de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá. TRT possui cerca de 6 mil servidores.
Continua depois da publicidade