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A greve dos bancários entra amanhã (6) no décimo nono dia. Na última sexta-feira (4), a categoria rejeitou a nova proposta da Fenaban, de reajuste de 7,1%. Até então, as negociações estavam praticamente paralisadas. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Carlos Cordeiro, a proposta não contempla as reivindicações da categoria. Espera-se para amanhã, uma nova proposta para ser analisada pelos bancários.
Os bancários reivindicam aumento de 11,93%, entre outras reivindicações. A proposta da Federação Nacional dos Bancos era,inicialmente, de 6,1% nos salários, e teve acréscimo de 1% na proposta feita na última sexta-feira.
A falta de acordo impõe transtornos aos clientes. O auxiliar financeiro Márcio do Nascimento Oliveira diz que procurou por funcionários para tirar dúvidas na agência, mas não encontrou ninguém para ajudar. “Agente quer tirar uma dúvida e não tem quem nos atenda”, disse.
O aposentado Esídio Osório não sabe usar o caixa eletrônico. “Preciso de dinheiro para pagar a prestação e não consigo. Eu não sei operar o caixa direito e o dinheiro tem que estar trocado”, contou. O salgadeiro Emídio Carneiro reclama por não conseguir receber um seguro, devido à greve. “Vim para receber o seguro e não tem como receber. Aí fica difícil”, diz.
Como proceder
A orientação de órgãos de defesa do consumidor, no caso de um cliente precisar resolver problema com urgência, e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento. O cliente pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente do banco.
Na Baixada Santista, os clientes são orientados a pagarem as contas, para não serem prejudicados e punidos com multas e juros.
Aposentados e pensionistas são os mais revoltados com o movimento grevista. “Nós não sabemos operar nos caixas eletrônicos. No meu caso, eu trouxe minha neta para me auxiliar a pagar as contas de consumo, pois as casas lotéricas não recebem as contas de água e luz”, diz Maria de Lourdes, pensionista de 73 anos. Ela menciona que receber dentro das agências é mais cômodo, pois existe um horário especial. “É também mais seguro para os idosos e para todos os clientes”.
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