Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a divulgar o calendário de pagamentos para o ano de 2013. A tabela com as datas dos depósitos dos benefícios já está sendo enviada para as 1.354 agências e para as demais unidades de atendimento do instituto. Além disso, o calendário será distribuído também nos bancos pagadores de benefícios.
A partir da próxima semana, o novo calendário de pagamentos do INSS com a programação para 2013 já estará disponível também no site da Previdência Social. Mas a tabela já pode ser visualizada no blog da Previdência. Desta forma, os beneficiários já podem se informar com antecipação e programar o pagamento de contas e compras por meio do novo calendário.
Os segurados também podem ter acesso às datas do pagamento com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e tem custo de uma chamada local, quando realizada de de celular.
O modelo de pagamento permanece o mesmo. Segurados com benefícios de até um salário mínimo terão seus depósitos realizados num período de dez dias, que se estende dos cinco últimos dias úteis do mês de competência até os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Já aqueles que recebem valor superior ao mínimo terão seus benefícios creditados nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte ao da folha de pagamento. Os depósitos são feitos de acordo com final do número de benefício, excluindo-se o dígito.
O instituto alerta ainda aos seus segurados para não revelar o número do benefício, CPF ou senha a terceiros. Além disso, o INSS destaca que nunca solicita, por e-mail ou telefone, dados como número de benefício, CPF, identidade, conta do banco ou outros dados sigilosos.
Revisão dos auxílios
O INSS começa a pgar em 25 de janeiro de 2013 a revisão dos auxílios para quem ganha um salário mínimo. Ela se estenderá até 7 de fevereiro, segundo informações da previdência.
Os segurados que tiveram benefício de auxílio-doença e derivados (aposentadoria por invalidez, pensão por morte e outros auxílios- doença) concedidos entre 17 de abril de 2002 a 19 de agosto de 2009, terão o cálculo da renda refeito em janeiro de 2013.
É importante que esse recálculo nem sempre irá resultar em renda maior e não é uma revisão que garanta um percentual de aumento.
A revisão será feita para modificar a fórmula usada, naquele período a renda era calculada com 100% das contribuições do período de 07/94 até o mês anterior ao início do benefício e será feita usando 80% das maiores contribuições do mesmo período.
Para saber se haverá diferença ou não basta fazer uma simulação pelo site da Previdência.. Simule sua renda nos benefícios do INSS. Veja que é preciso simular a renda do primeiro benefício concedido desde 2002.
Continua depois da publicidade