Continua depois da publicidade
O Governo já concluiu estudos e pode anunciar oficialmente na próxima terça-feira, dia 17, a criação da Secretaria do Aposentado e Idoso, uma das antigas reivindicações dos aposentados. Entretanto, o fim do fator previdenciário ainda depende da conclusão de novos estudos, e seu anúncio será, mais uma vez, adiado.
A informação foi dada ao Diário do Litoral pelo Secretário da Previdência Social, Leonardo Rolim. A nova secretaria vai funcionar junto com a Secretaria de Direitos Humanos.
O anúncio seria feito ontem (12), mas a reunião no Ministério da Previdência Social, entre os ministros Garibaldi Alves Filho, da Previdência, Gilberto Carvalho, da Secretaria da Presidência da República, com representantes das centrais sindicais foi adiada.
Segundo os aposentados, os ministros solicitaram o adiamento do encontro por não haver conclusão de estudos sobre a complexidade de outros assuntos que constam na pauta de reivindicações, e um deles é o fim do fator previdenciário.
Entretanto, o DL apurou junto ao Gabinete do Ministro Garibaldi Alves Filho que o adiamento foi provocado pela ausência do ministro Gilberto Carvalho, que está fora do País.
As informações no Ministério da Previdência são de que a presidente Dilma já deu sinal verde para a extinção do Fator Previdenciário, e que o ministro Garibaldi aguarda fim dos estudos e aval da presidente. Uma proposta já foi elaborada e está sendo debatida no âmbito do Governo Federal.
O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), Warley Martins, informou que a categoria já tem definida a pauta de reivindicações das entidades ao Governo Federal e que não abrirá mão da extinção do Fator Previdenciário, do reajuste nas aposentadorias, fim das desonerações da folha do INSS e criação da Secretaria Nacional do Idoso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade