Sindical e Previdência

Representantes dos trabalhadores portuários tomam posse hoje no CAP

São oito representantes escolhidos pelas federações de trabalhadores portuários e avulsos

Publicado em 09/05/2014 às 11:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 Os oito dirigentes sindicais representantes dos trabalhadores portuários no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos tomam posse hoje, às 14h30, durante a 368ª Reunião Ordinária do órgão. As designações  atenderam ao disposto na Portaria nº 244, publicada pela Secretaria de Portos em novembro do ano passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os quatro conselheiros titulares e respectivos suplentes foram escolhidos pelas três federações que representam os portuários em todo território nacional: Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias, Trabalhadores de Bloco e Arrumadores (FENCCOVIB) e Federação Nacional dos Portuários (FNP).

O presidente do Sindicato dos Conferentes, Marco Antonio Sanches, será o representante titular nomeado pela FENCCOVIB, cabendo à suplência ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, Jozimar Bezerra de Menezes. Já o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, foi designado membro titular pela FNE. Ele terá o também estivador João Carlos Ribeiro como adjunto.

O presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras do Estado de São Paulo (Sindogeesp), Guilherme do Amaral Távora, será titular, representando a FNP. Na suplência estará o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.

Continua depois da publicidade

Conselho discute problemas no Porto de Santos (Foto: Luiz Torres/DL)

Com direito a uma segunda nomeação por conta dos empregados na administração do porto de Santos, a FNP nomeou conselheiro titular o presidente do Sindicato dos Operários Portuários em Capatazia (Sintraport), Robson Apolinário, que terá como eventual substituto o presidente da Associação dos Conferentes de Capatazia, Pedro Luiz Pacheco.

Marco Sanches encara o novo desafio com otimismo. “Mesmo transformado em órgão consultivo, o CAP seguirá como um dos principais palcos não só para se discutir os problemas do seguimento como também para se delinear os estudos e projetos visando o progresso e o desenvolvimento do Porto de Santos”. O conferente é vice-presidente da Fenccovib.

Continua depois da publicidade

Vigente desde junho de 2013, a nova Lei dos Portos - 12.815 retirou do colegiado suas atribuições deliberativas, o que desagradou os sindicalistas. “Foi sem dúvida alguma o ponto negativo do atual marco regulatório e um grande retrocesso para o sempre saudável debate da questão portuária”, disse Guilherme do Amaral.
Para Rodnei Oliveira da Silva, as primeiras reuniões serão decisivas para o futuro do colegiado. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software