Continua depois da publicidade
Os sindicatos dos operários portuários (Sintraport) e dos estivadores paralisarão as duas margens do porto de Santos e a entrada da cidade, amanhã, das 7 às 13 horas.
Sindicalistas alegam que será um protesto contra a intransigência da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) e um alerta ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
A decisão foi tomada em reunião dos presidentes dos dois sindicatos, Claudiomiro Machado ‘Miro’ (Sintraport) e Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’ (estiva).
Miro e Nei explicam que, com a paralisação dos operários portuários e dos estivadores, os demais segmentos portuários serão paralisados também, pois dependem das atividades de carga, descarga e estivagem.
Segundo eles, as cidades da região sofrem prejuízos por causa da Embraport.
Continua depois da publicidade
“A intransigência da administração desse terminal não prejudica apenas os trabalhadores avulsos do porto”, argumenta Miro, “mas também a economia regional”.
A Embraport informa que após reunião na quinta-feira (31), no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, recebeu a contraproposta feita pelos sindicatos extendendo o periodo de acordos com o sistema misto de trabalho, 50% avulso e 50% com vinculados”, e que o prazo para resposta se encerra amanhã.
Continua depois da publicidade