Sindical e Previdência

Portos analisa 13 áreas em SP para pátio de caminhões

Os novos estacionamentos são necessários para a organização do fluxo de caminhões que levam carga de exportação ao Porto de Santos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/01/2014 às 17:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Pelo menos 13 interessados responderam à convocação da Companhia Docas do Estado de São Paulo e serão avaliadas pela Secretaria de Portos (SEP) para exploração de áreas de estacionamento no planalto paulista para caminhões com destino a Santos. O número representa a soma de 11 terrenos informados no último dia 8 pelo superintendente de Logística Integrada da Codesp, Osvaldo Vale Barbosa, mais dois apresentados, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, até o final do prazo de convocação, ocorrido nesta quarta-feira, 15.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Duas áreas foram consideradas por técnicos da Codesp que visitaram parte dos locais como de grande potencial para a exploração de estacionamentos integrados ao sistema de agendamento da autoridade portuária. A Codesp, agora, vai fazer relatórios sobre as visitas técnicas e enviar as informações para a SEP, que vai avaliar a viabilidade dos terrenos. De acordo com a secretaria, não há prazo para uma decisão e de quando as áreas escolhidas começarão a operar.

Os novos estacionamentos são necessários para a organização do fluxo de caminhões que levam carga de exportação ao Porto de Santos. Atualmente há dois grandes estacionamentos, o Ecopatio, do grupo EcoRodovias, e o Rodopark, ambos em Cubatão, já na Baixada Santista, mas eles são insuficientes para comportar todo o volume de veículos que precisam descarregar a carga nos terminais do porto.

O agendamento é uma estratégia adotada para minimizar os problemas de acesso ao Porto de Santos e evitar as quilométricas filas nas rodovias do litoral paulista de caminhões carregados de grãos no pico da safra, concentrada no primeiro semestre, a partir de fevereiro. A medida faz parte do planejamento do transporte da safra 2013/2014 feito tanto pelo governo federal quanto pelo estadual. A SEP não informou, porém, se os novos pátios poderão entrar em funcionamento ainda nesta primeira metade do ano.

Continua depois da publicidade

A Secretaria dos Portos analisa 13 áreas em SP para pátio de caminhões (Foto: Matheus Tagé/DL)

A convocação foi feita pela Codesp no dia 6 de dezembro em jornais de Santos, São Paulo, Grande ABC e regiões de Campinas e Mogi das Cruzes. Os investimentos nas novas áreas, de acordo com a SEP, serão realizados pela iniciativa privada.

Decisão judicial

Continua depois da publicidade

Ainda nesta quarta, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou o questionamento do governo paulista e suspendeu a norma da prefeitura de Cubatão que restringia o horário de funcionamento dos pátios reguladores localizados no município. Os estacionamentos sempre funcionaram 24 horas, mas uma norma da prefeitura editada em maio de 2013 limitou a operação entre 8h e 18 horas. De acordo com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, a decisão do TJ assegura o funcionamento integral dos pátios.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software