Continua depois da publicidade
"Estiva unida, jamais será vencida", foi o grito que acompanhou durante toda a tarde de hoje (3) mais uma manifestação dos estivadores. O protesto ocorreu próximo ao prédio da Alfândega, no Centro Histórico de Santos e causou tumulto e congestionamento na Avenida Perimetral, e em todas as vias de acesso ao porto.
O protesto foi contra a decisão da Empresa Marítima Embraport, recentemente instalada na margem esquerda do Porto, de movimentar contêineres no navio Mercosul Manaus sem a contratação da mão de obra avulsa junto ao Ogmo.
Os trabalhadores armaram barricadas com pneus e atearam fogo. Se postaram de frente para o estuário, pois dom outro lado fica o terminal da Embraport, e em meio a fogos de artifícios e bombas, eles gritavam: "queremos trabalhar, queremos trabalhar". A polícia apenas acompanhou de longe as manifestações.
Embraport inicia operação
Continua depois da publicidade
A Embraport, empresa da Odebrecht TransPort e DP World, responsável pelo mais novo terminal portuário privado do Brasil, iniciou hoje, oficialmente, as suas operações comerciais, dentro das condições da nova Lei dos Portos, recentemente aprovada pelo Congresso, proporcionando maior oferta de capacidade e aumento da competitividade dos portos brasileiros.
As atividades no terminal da Embraport começaram com a escala do navio Mercosul Manaus, a primeira embarcação comercial a atracar no terminal, operando transporte marítimo de cargas de cabotagem (navegação entre portos brasileiros).
"O início das operações da Embraport foi bem sucedido graças aos preparativos e apoio dos órgãos governamentais e das empresas de navegação", destaca Ernst Schulze, presidente da Embraport. "O terminal é um dos mais modernos da América do Sul e contribuirá de maneira significativa para o incremento das movimentações do Porto de Santos", completou o executivo.
Continua depois da publicidade
"Estamos dando a nossa contribuição para a modernização dos portos brasileiros e uma demonstração de confiança no potencial de crescimento do nosso país", disse Paulo Cesena, diretor executivo da Odebrecht TransPort.
O navio que inaugurou as atividades no novo terminal, o Mercosul Manaus, operado pela Mercosul Line em parceria com a Login, tem 210 metros de comprimento e capacidade para 2.500 TEUs. Ao todo 271 contêineres foram embarcados, sendo 13reefers (com cargas congeladas). O trabalho de embarque envolveu 60 integrantes do terminal e foi realizado em nove horas.
Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, entre os rios Diana e Sandi, o terminal tem uma posição privilegiada. Além da via marítima, possui acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Rodovia Piaçaguera-Guarujá. Seu terreno é cortado por uma linha férrea, facilitando o transporte de cargas por esse tipo de modal. O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade