Sindical e Previdência

Porto de Santos realiza campanha sobre saúde do homem

OGMO realiza evento, de 15 a 19 deste mês, voltado aos trabalhadores portuários e avulsos, com diagnóstico, prevenção e orientação e diagnósticos de doenças como HIV e sífilis

Publicado em 06/09/2014 às 11:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Trabalhadores portuários e avulsos serão submetidos a diversos exames , durante a semana sobre a saúde do homem. De 15 a 19 de setembro, o OGMO-Santos realiza a 2ª Campanha de Saúde do Homem – Diagnóstico, Orientação e Prevenção do HIV e Sífilis no Porto de Santos. A iniciativa é voltada aos trabalhadores portuários avulsos e apresentará diversas ações preventivas assim como exames rápidos para detecção de doenças.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pela primeira vez no Brasil, um novo teste rápido de HIV realizado por fluido oral será disponibilizado para heterossexuais. É um exame seguro e confiável, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial.

“É muito importante essa iniciativa e sermos os pioneiros no teste rápido de HIV para heterossexuais. O trabalho visa a conscientização e a prevenção, buscando sempre a qualidade de vida para o trabalhador portuário”, explica Adelson Passos, gerente-geral do OGMO-Santos.

O teste já está disponível no SUS para populações prioritárias que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, como: homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

Continua depois da publicidade

Campanha de prevenção será desenvolvida no Posto de Escala do OGMO (Foto: Matheus Tagé/DL)

Haverá também coleta de BK – Tuberculose, vacinação, prevenção e orientação sobre câncer bucal, dengue e zoonoses. Os resultados serão entregues 50 minutos após realização. O atendimento será feito por um técnico em sala individual.

As informações dos exames são confidenciais e só o TPA terá acesso a seu resultado. A abertura da campanha será dia 12/09/2014 às 10hs, no auditório do Posto de Escalação 3 - Av. Gov. Mário Covas Junior s/nº, Estuário/Santos.

Continua depois da publicidade

Orientações

Para viabilizar os testes, os trabalhadores devem seguir algumas orientações. Por isso, 30 minutos antes do exame não é permitido escovar os dentes, ingerir bebida alcoólica, fumar ou inalar substâncias químicas, praticar qualquer atividade oral e, no caso das mulheres, é preciso estar sem batom.

Testagem HIV e Sífilis

Continua depois da publicidade

Para o HIV, será realizado o exame fluido oral, através do uso de um “grande cotonete” em que a própria pessoa passa na boca, na gengiva, e entrega ao profissional que o colocará no recipiente do exame. No teste de sífilis, será realizado um “furo” no dedo, chamado polpa digital.

 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software