Continua depois da publicidade
Para chamar a atenção da população para os problemas estruturais nas unidades da polícia civil na região, O Sindicato dos Policiais Civis de Santos e Região (Sinpolsan), com apoio de centrais sindicais, promoveu uma passeata ontem pelas ruas do Centro de Santos, provocando congestionamento no trânsito.
A passeata começou no Instituto Médico Legal (IML), na Avenida Martins Fontes, na entrada da Cidade, e terminou em frente ao Palácio da Polícia, na Avenida São Francisco, no Centro, onde foi promovida uma manifestação.
Continua depois da publicidade
O presidente do Sinpolsan, Márcio Pino, explicou ao DL as razões do protesto. “Infelizmente, esse ato é para comemorar os 2 anos de liberação da verba de R$ 4,5 milhões para a reforma do Palácio da Policia, anunciado pelo Governador na data de 13/06/2013 em visita a nossa Cidade e até a presente data nenhuma reforma ou melhoria foi realizada”, explica o sindicalista.
Continua depois da publicidade
“Nós temos que protestar pelas melhorias das unidades policiais da região, pois algumas estão em situações muito precárias, como é o caso do Palácio da Polícia, e temos que lembrar das promessas feitas pelas autoridades, pois não podemos deixar que esses imóveis fiquem cada vez mais deteriorados, sendo um risco para quem nele trabalha ou por ele transita”, comentou o dirigente sindical, Márcio Pino, acompanhado do presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Luiz Gonçalves, Luizinho, central à qual o Sinpolsan é filiado, logo após o ato se dirigiu ao Ministério Público do Trabalho, onde fez denúncia sobre as péssimas condições das instalações do Palácio da Polícia.
A manifestação contou com apoio de outros sindicatos e também da Intersindical e NCST/SP. “A unidade dos diversos sindicatos e centrais sindicais é fundamental para que se avance na conquista de diretos para a classe trabalhadora”, afirmou a integrante da direção nacional da Intersindical, Eneida Koury.
O ato se encerrou com os manifestantes cantando “Parabéns à você” e com distribuição de um bolo pelos 2 anos de demora para a chegada da verba.para reforma.
Continua depois da publicidade
NCST
O presidente da NCST/SP, Luiz Gonçalves, informou que a central está dando todo apoio ao Sinpolsan. “´E uma luta justa por melhorias em seus locais de trabalho. Só com mobilização é que se consegue as vitórias. Nesse caso, já existe uma promessa do Governo Estadual sobre a liberação da verba. Então, temos que cobrar para que essa promessa vire realidade”, disse o sindicalista.
Continua depois da publicidade
Já o coordenador da NCST em Santos, Paulo Pimentel, diz que o Palácio da Polícia é a sede administrativa e operacional da Polícia Civil na região. “Se a polícia não consegue melhorias para sua própria sede, como ficam as demais unidades policiais na região?”, indagou.
A Secretaria de Segurança de São Paulo, por sua vez, informou que a reforma só vai ser realizada quando o projeto estiver concluído.