Continua depois da publicidade
Policiais federais em todo o país, que ontem deflagraram greve de 72 horas, vão realizar hoje protesto e manifestação em Brasília. A partir das 14h, agentes, escrivães e papiloscopistas estarão concentrados em frente à Esplanada dos Ministérios, usando elefantes brancos infláveis. A categoria já havia realizado manifestações em 25 e 26 de fevereiro.
Os trabalhadores defendem a reestruturação de toda a segurança pública e querem denunciar o que chamam de ineficiência do sistema criminal e do inquérito policial no país. “O elefante mostra exatamente isso, ele é enorme, lento e não resolve grande coisa”, diz o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Borges Leal.
Além de reajuste salarial, categoria luta por melhorias no setor de segurança no país para evitar problemas durante a Copa do Mundo. Segundo o sindicaato da categoria, faltam agentes para fiscalizar as fronteiras do país e fazer o policiamento no aeroportos. “Em alguns aeroportos não tem nenhum [agente]. Infelizmente, mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente sucateada pelo governo”, criticou Leal.
Ontem, a categoria fez uma manifestação em frente ao edifício-sede do órgão, em Brasília, quando prepararam os detalhes para a manifestação de hoje em Brasília.
Continua depois da publicidade
Às 14h haverá concentração, em frente ao Ministério da Justiça. Amanhã, a ação ocorrerá às 9h, novamente em frente ao edifício do órgão, em Brasília, com protestos seguida de uma psseata pela Esplanada dos Ministérios.
Continua depois da publicidade