Sindical e Previdência

Operários mantêm greve em empreiteira na RPBC

Em assembleia na parte da manhã, os trabalhadores aprovaram a continuidade da paralisação, iniciada em 3 de abril, quinta-feira retrasada

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/04/2014 às 19:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os 4800 operários da Tomé Engenharia, que presta serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras), completam, nesta sexta-feira (11), nove dias de greve.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em assembleia na parte da manhã, os trabalhadores aprovaram a continuidade da paralisação, iniciada em 3 de abril, quinta-feira retrasada. Na segunda-feira (14), eles terão nova assembleia, às 8 horas.

Das 12 às 16 horas, representantes da empresa tiveram reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), em Santos.

A intenção do encontro foi a de se chegar a um acordo que evite o julgamento da greve pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), que deverá ser marcado para a próxima semana.

Continua depois da publicidade

Os representantes da empresa se propuseram a resolver as questões de pagamentos e holerites, além das condições de infraestrutura em banheiros, refeitórios e outros locais da área.

O resultado dessa negociação, agendada pela direção da RPBC, será levado à assembleia de segunda-feira, na portaria 1 da refinaria, onde os trabalhadores têm se reunido diariamente.

Os 4800 operários da Tomé Engenharia completaram, nesta sexta-feira (11), nove dias de greve (Foto: Vespariano Rocha)

Continua depois da publicidade

CEI na Câmara

Da assembleia, participaram os vereadores Adeildo Heliodoro Dinho (SDD), Ademário da Silva Oliveira (PSDB), César da Silva Nascimento (PDT) e Severino Tarcício da Silva Doda (PSB).

Eles falaram sobre a comissão especial de inquérito (CEI), também conhecida por ‘cpi’, que deverá ser instalada, na próxima semana, para investigar as condições de trabalho da Tomé na RPBC.

Continua depois da publicidade

O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira propôs aos vereadores que as investigações da comissão sejam estendidas a todas as empresas do polo industrial.

Campanha salarial

Antes da reunião com a Tomé, Macaé e a diretoria do sindicato estiveram reunidos com representantes de 14 empreiteiras do polo industrial.

Continua depois da publicidade

Em nome de 10 mil operários, o Sintracomos debateu reivindicações econômicas e sociais para a data-base de 1º de maio. A primeira reunião foi em 3 de abril e as próximas serão nos dias 24 e 30.

O resultado dessas reuniões será levado à grande assembleia de 5 de maio, para uma decisão conjunta da diretoria do sindicato com os trabalhadores presentes.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software