Sindical e Previdência

Novo reajuste no plano de saúde mobiliza novamente aposentados da Usiminas

Em novembro de 2012, os aposentados da empresa foram surpreendidos com um reajuste nas mensalidades do Cosaúde de 58,8%

Publicado em 06/12/2013 às 11:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A novela do reajuste  no valor do plano de saúde dos aposentados da Usiminas ocorrido no final de 2012 continua dando dor de cabeça para os usuários., que ontem voltaram a se reunir em assembleia, para se mobilizarem contra o aumento que alegam ser abusivo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em novembro de 2012, os aposentados da empresa foram surpreendidos com um reajuste nas mensalidades do Cosaúde de 58,8%. O Sindicato dos Metalúrgicos ajuizou ação questionando o absurdo e organizou os trabalhadores que, por meio de liminares, conseguiram manter o reajuste em 6,91% até setembro deste ano.

Logo depois, uma ação da Fundação S. Francisco Xavier derrubou esse percentual e manteve os 58,8%. Após um parecer do Ministério Público, a Juíza da 9ª Vara restabeleceu o percentual de 6,91% para todos os participantes, inclusive os não associados da entidade.

No último mês de outubro, uma decisão da Justiça em 2ª Instância concedeu 29,4% e, para piorar, a empresa aplicou mais 42,41% a partir de novembro, ou seja, o acumulado em dois anos chega a 83,7%, enquanto que o aumento no benefício da aposentadoria não chegou a mais de 13%. “Contra mentiras da empresa, que não consulta ninguém, nós vamos nos mobilizar, mais uma vez, e mostrar a nossa força”, disse Florêncio Resende de Sá, Sassá, presidente do sindicato.

Continua depois da publicidade

Aposentados se reuniram ontem no sindicato (Foto: Luiz Torres/DL)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software