Sindical e Previdência

MP dos Portos é crucial para a competitividade do país, diz Dilma

A presidenta falou da necessidade de investimentos em armazenagem para a produção agrícola nacional e infraestrutura logística em geral

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/05/2013 às 00:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje (3) a importância da aprovação da Medida Provisória (MP) 595, ou MP dos Portos, que estabelece novo marco regulatório para a concessão de terminais portuários à iniciativa privada, para otimizar as exportações e elevar a competitividade do Brasil em relação a outros países. Dilma discursou em Uberaba (MG), durante a cerimônia de abertura da 79ª edição da ExpoZebu, e falou da necessidade de investimentos em armazenagem para a produção agrícola nacional e infraestrutura logística em geral, como a construção de estradas e portos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Queria mais uma vez reiterar a importância da Medida Provisória dos Portos, que está em processo de votação no Congresso. O governo federal, esta presidenta, considera que a questão da MP dos Portos é crucial para a competitividade do país diante do resto do mundo. Nós temos certeza que o Congresso brasileiro será sensível, mais uma vez, como vem sendo aliás, e irá assegurar que o país tenha um marco regulatório que abra os portos do Brasil, mais uma vez, desta vez ao setor privado, garantindo e assegurado infraestrutura portuária para viabilizar a exportação no nosso país”, disse Dilma

Relatada em comissão mista pelo líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), a MP recebeu numerosas emendas e muitas delas foram aprovadas por deputados e senadores da comissão. Com a aprovação das emendas, o texto original do governo sofreu várias alterações. Na Câmara, a MP será relatada pelo deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que foi o relator revisor na comissão mista.

Dilma discursou em Uberaba (MG), durante a cerimônia de abertura da 79ª edição da ExpoZebu (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Depois de muita polêmica e discussão, a MP foi aprovada na semana passada pela comissão mista do Congresso Nacional. Com a demora na apreciação pela comissão especial, a Câmara e o Senado têm um prazo curto para a votação da MP, já que ela perde sua eficácia em 16 de maio, caso não seja aprovada pela Câmara e pelo Senado até esse dia.

Ainda durante o discurso, respondendo ao prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), que pediu a inclusão de um aeroporto internacional de cargas e passageiros no município, a presidenta Dilma reafirmou que o governo fará a expansão de cerca de 280 aeroportos em todo o país, com o intuito de levar voos ao interior. “Estamos fazendo um processo muito importante na área de aeroportos que é interiorizar os aeroportos de um país continental, que tem grandes extensões e que precisa do transporte aéreo para se conectar efetivamente”, disse.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software