Sindical e Previdência

INSS envia cartas para quem pode se aposentar por idade

A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/01/2013 às 17:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já enviou cartas aos segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade em janeiro. A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário.

O lote liberado pelo INSS contém 2.267 cartas-aviso, sendo que 1.267 foram enviadas somente para mulheres.

Recebem o documento os homens que, a partir de janeiro completaram 65 anos e as mulheres que completaram 60. Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições. O aviso traz orientações ao segurado sobre como requerer seu benefício.

Quem não receber a carta e tiver as condições para se aposentar por idade, deve providenciar a atualização de seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135.

O INSS lembra que é necessário manter os dados sempre atualizados, pois todos os avisos do Instituto são feitos por correspondência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após receber a carta, segurado deve agendar horário para ir ao INSS (Foto: Matheus Tagé/DL)

Na carta constam, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O comunicado contém também um código de segurança que permite ao segurado confirmar a autenticidade da carta, garantindo a segurança de seus dados e protegendo- o contra fraudes.

A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pela Central 135 ou no portal www.previdencia.gov.br. Na data e horárion agendado é que ele deverá ir ao INSS.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software