Sindical e Previdência
Estudo feito por entidade de aposentados foi entregue ontem ao ministro da Previdência. A arrecadação do INSS referente a abril deste ano foi 5,6% superior ao mesmo período de 2013
Continua depois da publicidade
Para desmistificar o déficit da Previdência Social, que está sendo alegado pelo Governo para não dar aumento real aos aposentados que ganham acima do mínimo, a Confederação dos Brasileira dos Aposentados (Cobap) entregou ontem, em Brasília, ao ministro Garibaldi Alves Filho, um estudo completo sobre o fluxo de Caixa do INSS.
Este estudo, que envolve os primeiros quatro meses de 2014, feito por auditores fiscais, contabiliza todas as receitas e todas as despesas da Previdência Social e revela um superávit de R$ 6,5 bilhões no período de janeiro a abril .
A Confederação dos Aposentados explica que esse superávit é calculado pela seguinte fórmula: saldo inicial + total das receitas – total das despesas = saldo final. Warlei Martins, presidente da Cobap, diz que isso demonstra que a Previdência Social, apesar de todos os desvios de recursos, renúncias fiscais e desonerações da folha, continua superavitária, “ao contrário do que afirmam o governo e determinados setores da imprensa escrita e falada”.
Continua depois da publicidade
A Cobap, segundo seu presidente, sempre realizou pesquisas e análises para demonstrar a saúde financeira da Previdência Social e também sempre esclareceu para a população brasileira e para a mídia qual é a verdade sobre os números do seu balanço.
“Infelizmente os poderes públicos e a mídia trabalham em conjunto para denegrir a imagem desse sistema social que é um patrimônio histórico dos trabalhadores ativos e aposentados”, conclui o líder dos aposentados.
Além deste estudo, a Cobap aproveitou a audiência com o ministro para lhe entregar um outro estudo mais completo sobre as perdas nas aposentadorias e avisou que a categoria aguarda pela resposta do Governo sobre a votação de projetos que repõem as perdas nos benefícios, pois o prazo pedido pelo Governo para uma resposta já se esgotou
Continua depois da publicidade
O que diz o INSS
A Previdência Social, por sua vez, diz que o acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, diz que a arrecadação, em termos reais, cresceu 5,6% na comparação com o mesmo período do ano de 2013.
Os números são do fluxo de caixa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com informações de arrecadação e despesa com benefícios.
Continua depois da publicidade