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As greves dos empregados dos Correios e dos Bancários, iniciadas, respectivamente, na quarta e quinta-feira da semana passada, podem causar prejuízos à população da Baixada Santista, caso elas tenham maior durabilidade. Tanto carteiros, quanto bancários aguardam por propostas. As duas greves são em nível nacional.
Órgãos de Defesa dos Consumidores orientam para que os consumidores façam negociações urgentes com as instituições financeiras. Além disso, os bancos precisam oferecer serviços alternativos para pagamento de contas. Segundo os órgãos de defesa, mesmo com a greve, os bancos devem oferecer serviços essenciais para os clientes manterem de proteção ao consumo.
O mesmo ocorrendo com os Correios, que devem manter serviços para orientações dos consumidores. A legislação garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais. Com isso, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes, por exemplo, deve ser mantida.
O assessor técnico da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), Laércio Godinho, ressalta que o consumidor também pode entrar na Justiça com uma ação de consignação de pagamento, caso não consiga cumprir a obrigação com o credor. Nesse caso, também é preciso juntar provas das tentativas frustradas de fazer o pagamento.
Já as greves de carteiros e bancários devem prosseguir hoje, pois as categorias aguardam por propostas e orientações dos Comandos de Greves.
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