Sindical e Previdência

Greve dos bancários começa na Baixada Santista

No primeiro dia de greve 90% das agências de Santos (101) são paralisadas e 70% nas outras cidades da região

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/09/2014 às 17:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os bancários de Santos e região (São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) iniciaram a greve na Baixada Santista, nesta terça-feira (30). Cerca de 90% das unidades de Santos, maior centro financeiro do litoral paulista, amanheceram paralisadas. Nas outras cidades a média foi de 70% de agências fechadas, segundo o Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Ricardo Saraiva Big, que também é Secretário Relações Internacionais da Intersindical-Central da Classe Trabalhadora.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Na Baixada o número de bancários gira em torno de quatro mil trabalhadores, que estão alocados em 280 pontos de atendimento, entre agências e postos localizados nas nove cidades da nossa base. A greve teve a adesão maciça da categoria que não aguenta mais ser enrolada, pressionada e maltratada pelos patrões banqueiros. Os bancos ganharam somente no primeiro semestre quase 30 bilhões de lucro líquido com o suor dos bancários. Exigimos mais segurança, fim das metas, fim das demissões, reajuste de 12,5% e outras reivindicações. A greve é por tempo indeterminado”, afirmou Big.

Ainda conforme Big, a tendência é a greve aumentar nos próximos dias, caso os banqueiros não acenem com nova proposta que contemple a categoria.

“Todo o ano os bancos têm lucros estratosféricos e apresentam migalhas para os trabalhadores. Os banqueiros são os verdadeiros responsáveis por qualquer transtorno, pois eles empurram os bancários para a greve, mesmo com os cofres cheios. Aliás, são os mais cheios de todos os setores seja energético, petrolífero, de minérios ou qualquer outro da indústria”, finaliza Big.

Continua depois da publicidade

Em Santos a adesão à greve doi de 90% (Foto: Luiz Torres/DL)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software