Sindical e Previdência

Greve de petroleiros oscila entre 90% e 100% de adesão

A Federação Única dos Petroleiros acusa a Petrobras de desrespeito ao direito de greve e de "manter trabalhadores em cárcere privado nas unidades"

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/10/2013 às 19:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou nesta sexta-feira, 18, em nota, que a adesão dos petroleiros à greve iniciada na quinta-feira contra o leilão do pré-sal (área de Libra) e é de 90% a 100% nas unidades operacionais, com forte participação dos trabalhadores terceirizados e também do administrativo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A FUP acusa a Petrobras de desrespeito ao direito de greve e de "manter trabalhadores em cárcere privado nas unidades". Novas praças aderiram à paralisação, como petroleiros de Pernambuco, que ingressaram no movimento às 23h de quinta.

Protestos também ocorrem no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Manifestantes e representantes de sindicatos de petroleiros e de movimentos sociais seguem acampados na passarela que liga os edifícios-sede da Petrobras e do BNDES, na Avenida Chile, Centro do Rio. No fim da manhã, a passagem de pedestres pelo edifício do BNDES, geralmente aberta ao público e que liga a Avenida Chile ao Largo da Carioca, estava fechada. Somente funcionários do banco podiam passar.

Em greve, menos da metade dos petroleiros da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, está trabalhando (Foto: Agência Brasil)

Continua depois da publicidade

Segundo a FUP, a operação está sendo mantida na maioria das regiões do País por equipes de contingência da Petrobras, formadas por gerentes e supervisores, entre outros. A FUP considera que são "profissionais sem experiência nas tarefas de rotina das refinarias, plataformas e terminais, o que coloca em risco a segurança das equipes e das próprias unidades".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software