Continua depois da publicidade
Crise anunciada. Os cerca de 1.500 funcionários do Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, poderão entrar em greve a partir da próxima semana. A informação foi dada ontem pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santos (Sintrasaúde), Paulo Pimentel.
Segundo o sindicalista, os funcionários ainda não receberam a primeira parcela do 13º salário, direito garantido aos trabalhadores nos próximos dias. “Eu falei hoje (ontem) com o diretor-presidente do Hospital, Urbano Bahamonde Manso, e ouvi que não há previsão de depósito do dinheiro nos próximos dias”, afirma Pimentel, que alerta que o benefício já deveria estar na conta dos funcionários.
O presidente do Sintrasaúde revelou que, na próxima sexta-feira, dia 5, deverá ser realizada uma assembleia com a categoria, com o propósito de decidir sobre uma possível paralisação, que poderá causar aumentar ainda mais os problemas da área da Saúde do município.
Continua depois da publicidade
A Câmara de Guarujá aprovou recentemente a formação de uma Comissão a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o sistema de Saúde da cidade – composto por 60 equipamentos, 1.515 servidores de carreira e 26 funcionários em comissão. A CEI é formada pelos vereadores Edilson Dias (PT-presidente); Valdemira Batista Santana, o Val Advogado (PSB - relator) e Jaime Ferreira de Lima Filho, o Jaiminho (Pros).
Outro lado
A direção do Santo Amaro não foi localizada pela Reportagem para se manifestar.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que o repasse mensal ao Hospital Santo Amaro está em dia.
Contudo, entendendo a necessidade dos trabalhadores em receber o 13º salário e de a população não ficar sem o atendimento da instituição, a Prefeitura está empenhando esforços para, junto com o hospital, resolver a situação até a próxima sexta-feira.