Continua depois da publicidade
Representantes do Governo alegam que a presidente Dilma Rousseff deu sinal verde para a extinção do Fator Previdenciário e autorizou a finalização de estudos para que isso ocorra. Só que os estudos esbarram na criação de uma fórmula 85/95, só que gradual, aumentando a cada ano, conforme cresce a expectativa de vida do brasileiro, medida sempre em dezembro, pelo IBGE.
Segundo os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência) e Garibaldi Alves Filho (Previdência Social), uma proposta foi elaborada e está sendo debatida no âmbito do Governo Federal.
A informação foi dada em reunião com as centrais sindicais, ocorrida na semana passada em Brasília. “A proposta está madura, bem adiantada e um acordo está próximo. Não temos ainda como bater o martelo porque essa não é uma discussão tranquila nem dentro do próprio governo. A presidente Dilma dará a palavra final”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho.
Continua depois da publicidade
Para Warley Martins, presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), o Governo já deveria ter concluído estudos sobre a questão e também sobre o aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo. “Ficou definida uma reunião com as centrais sindicais no Palácio do Planalto, mas os aposentados também querem participar, pois temos outros assuntos urgentes a serem tratados”, disse o sindicalista, que prepara manifestações em Brasília, no dia 1º de outubro.
Continua depois da publicidade