Continua depois da publicidade
Santos vai ter festa no Dia do Trabalho com shows e sorteios de prêmios. Sindicalistas da Força Sindical na Baixada Santista decidiram promover o evento, antecipando-o para domingo, dia 27, no Estradão da Zona Noroeste. O objetivo é reunir cerca de 50 mil pessoas.
A festa será marcada por protestos contra o fim do fator previdenciário, perdas nas aposentadorias, precarização dos serviços, principalmente nas empreiteiras, e mais segurança no trabalho.
Herbert Passos Filho, presidente do Sindicato dos Químicos e diretor regional da Força Sindical, diz que Santos, berço do sindicalismo do País, não pode ficar sem fazer uma festa para os trabalhadores. “A Cidade é pioneira nessa comemoração. Nossa intenção é fazer uma festa não só para o trabalhador, como também para sua família, pois é uma data para se comemorar e também para reflexão. Pretendemos levar 50 mil pessoas para a festa do Trabalhador”, disse o sindicalista.
Continua depois da publicidade
Sobre os temas a serem reivindicados, Passos menciona que são muitos, mas um deles é o fim do fator previdenciário. “Temos que pressionar o Governo Federal para acabar com o fator previdenciário e também cobrar do Congresso Nacional uma posição em favor do trabalhador, colocando em votação temas de interesses dos trabalhadores e dos aposentados, pois a perda nas aposentadorias é uma dura realidade. Só que existem projetos para a recomposição dessas defasagens, que estão parados na Câmara e Senado”.
A festa do Dia do Trabalho vai ocorrer no Sambódromo, com início às 14 horas. Os convites já estão sendo distribuídos em vários pontos da Baixada Santista e também nos sindicatos filiados à Força Sindical da região da Baixada e Litoral.
Além dos shows com diversos artistas, o evento vai contar com sorteios de um carro zero, uma moto e também 10 bicicletas.
Continua depois da publicidade
História
A história sindical registra Santos como a cidade pioneira na comemoração do Dia do Trabalho. O fato ocorreu em 1895.