Continua depois da publicidade
O Ato Sindical Unitário e Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores por Justiça e Reparação serão realizados hoje e amanhã, no Sindipetro, em Santos.
O encontro é coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV), coletivo integrado por dez centrais sindicais, em parceria com as centrais sindicais representadas na Baixada e o comitê local. O evento conta com o apoio e a participação das comissões da verdade de Santos e Cubatão.
Em ambos os eventos serão colhidos depoimentos que relembrarão injustiças, arbitrariedades e graves violações de direitos humanos praticadas contra sindicalistas e trabalhadores da região durante a ditadura (1964-1985).
Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira. Familiares também poderão dar testemunhos sobre parentes que foram alvo de violações de direitos humanos (prisões ilegais, tortura, morte e desaparecimento), assim como citar o sofrimento e as dificuldades familiares vividas em virtude da perseguição política.
Continua depois da publicidade
Serão coletados depoimentos de ex-funcionários da Cosipa (Usiminas), Docas (Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas que sofreram intervenções dos militares.
Os atos terão a participação da advogada Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade, que coordena o grupo de trabalho Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, da CNV.
Continua depois da publicidade
O Ato Sindical Unitário, em homenagem ao Fórum Sindical de Debates, será hoje às 18h30. Já o Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores, por Justiça e Reparação será amanhã, das 9 às 18 horas.
A CNV transmitirá os eventos ao vivo apelo site www.twitcasting.tv/CNV_Brasil.
Continua depois da publicidade