Continua depois da publicidade
Carro de som, faixas, cartazes, e muita mobilização de simpatizantes das duas chapas pedindo votos para seus candidatos, era o clima ontem em frente à sede do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius), na Rua São Paulo.
Cerca de 2 mil associados da ativa e aposentados estão aptos a votarem e grande parte compareceu ontem às urnas para escolher os novos integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade sindical. O pleito eleitoral se encerra hoje, e a apuração dos votos, caso haja quórum, ocorre à noite.
A votação está sendo realizada das 7h30 às 17h30. No total, são 17 mesas receptoras de votos, sendo quatro delas fixas e 13 itinerantes pelos locais de trabalho da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Duas chapas disputam a eleição para comandar a diretoria do Sintius para os próximos quatro anos.
Continua depois da publicidade
A chapa 1 - Responsabilidade e Luta é encabeçada pelo atual presidente da entidade, Marcos Sérgio Duarte, Marquito, que tenta a reeleição. Já a chapa 2 - Transparência Urbanitária tem como líder o ex-secretário de Assuntos Previdenciários do Sintius, Carlos Alberto Oliveira Cardoso, o Platini.
Ambos mencionaram ontem ao Diário do Litoral estarem otimistas em suas expectativas de vitória. “A categoria está mobilizada e sabe do trabalho que realizamos nos últimos anos. Estamos confiantes. Isto aqui é uma festa da democracia”, disse Marquito, que tenta, pela quarta vez, a reeleição à presidência. Já o candidato a presidente pela chapa 2, Platini, também enalteceu a mobilização e a festa promovida pela categoria. “Divulgamos bem as nossas propostas, fizemos um forte trabalho de base e vamos aguardar com muita esperança o resultado das urnas”
Continua depois da publicidade
A disputa para o Conselho Fiscal promete ser acirrada. É que foram inscritas cinco chapas. Os pleitos para a Diretoria e Conselho Fiscal são feitos separadamente.
Se o quórum mínimo de votantes (metade dos associados do Sintius aptos a participar do pleito mais um) não for atingido nas eleições ou se houver empate entre as chapas concorrentes, ocorrerá um novo pleito nos dias 9 e 10 deste mês, com o mesmo número de urnas, locais e horários mencionados anteriormente.
Do contrário, a apuração ocorre à noite, na sede do Sintius, para onde serão enviadas todas as urnas, sendo que algumas delas virão de Registro no Vale do Ribeira. Por isso, acredita-se que o resultado será conhecido apenas nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade